Questão 7

Equipe de cientistas descobre o primeiro exoplanetahabitável
O primeiro exoplaneta habitável foi encontrado depois de observações que duraram 11 anos, utilizando uma mistura de técnicas avançadas e telescópios convencionais. A equipe descobriu mais dois exoplanetas orbitando em volta da estrela Gliese 581. 
O mais interessante dos dois exoplanetas descobertos é o Gliese 581g, com uma massa três vezes superior à da Terra e um período orbital (tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela) inferior a 37 dias. O raio da órbita do Gliese 581g é igual a 20% do da Terra, enquanto sua velocidade orbital é 50% maior que a da Terra. O Gliese 581g está “preso” à estrela, o que significa que um lado do planeta recebe luz constantemente, enquanto o outro é de perpétua escuridão. A zona mais habitável na superfície do exoplaneta seria a linha entre a sombra e a luz, com temperaturas caindo em direção à sombra e subindo em direção à luz. A temperatura média varia entre -31 °C e -12 °C, mas as temperaturas reais podem ser muito maiores na região de frente para a estrela (até 70 °C) e muito menores na região contrária (até -40 °C). A gravidade no Gliese 581g é semelhante à da Terra, o que significa que um ser humano conseguiria andar sem dificuldades. 
Os cientistas acreditam que o número de exoplanetas potencialmente habitáveis na Via Láctea pode chegar a 20%, dada a facilidade com que Gliese 581g foi descoberto. Se fossem raros, dizem os astrônomos, eles não teriam encontrado um tão rápido e tão próximo. No entanto, ainda vai demorar muito até que o homem consiga sair da Terra e comece a colonizar outros planetas fora do sistema solar.
(Texto adaptado de artigo da revista VEJA, Edição 2.185, ano 43, n. 40, 6 out. 2010.) 
 
(UFT-TO) Considerando as órbitas do Gliese 581g e da Terra circulares com movimento uniforme, leia os itens abaixo: 
I. Para que a aceleração gravitacional na superfície do Gliese 581g tenha valor igual à encontrada na superfície da Terra, o raio do Gliese 581g deve ser menor do que o do nosso planeta. 
II. A massa da estrela em torno da qual o Gliese 581g orbita é inferior à metade da massa do Sol. 
III. O Gliese 581g gira em torno de seu próprio eixo com a mesma velocidade angular com que orbita a sua estrela. 
IV. A velocidade angular com que o Gliese 581g orbita sua estrela é menor do que a velocidade angular com que a Terra orbita o Sol. 
Marque a opção CORRETA:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!