Questão 3

Leia o trecho abaixo.
[...] Esta maneira de administração da natureza não é estética, e sim moral; por que não é produzida diretamente pela contemplação, e sim por intermédio de uma ideia. [...] São o que nós fomos; são o que devemos voltar a ser. Já fomos um dia natureza, como eles, e nossa cultura deve nos fazer retornar pelo caminho da razão e da liberdade, à natureza. São, portanto, ao mesmo tempo, representações de nossa infância perdida, pela qual conservamos eternamente o mais enraizado carinho; por isso nos enchem de uma certa melancolia. São a um tempo representações de nossa suprema perfeição no mundo ideal, e por isso nos comovem de maneira sublime. [...]
(Schiller. Sobre a poesia ingênua e a poesia sentimental.)
Ao considerar o trecho anterior sobre o Romantismo, marque V ou F:
a)
V
F
Schiller, um dos grandes expoentes do Romantismo alemão, evoca os sentimentos como forma de contemplação da natureza. Esse preceito será adotado no Romantismo em terras brasileiras.
b)
V
F
É possível considerar esse trecho como um resumo do espírito romântico existente naquele período, ou seja, utópico e nostálgico.
c)
V
F
É possível encontrar nesse fragmento a nostalgia adolescente que despertará a melancolia do poeta byronista ou ultrarromântico.
d)
V
F
Nesse movimento literário, a natureza, o passado, a infância são tratados sempre de forma realista na memória do poeta.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!