Questão 9

(UTRPR) Por possuir uma grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil abrange três fusos horários, sendo que o horário de Brasília é adotado como a hora legal do país. A esse respeito analise as afirmações abaixo: 
 
I. A hora de Brasília encontra-se 3 horas defasada em relação à hora de Greenwich, sendo que, durante o horário de verão, no Brasil, essa diferença diminui para 2 horas. 
 
II. Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do Equador porque, nos locais mais ao norte do país, a variação do fotoperíodo (parte do dia iluminado pela luz solar) é pequena entre as estações. 
 
III. Durante a vigência do horário de verão de 2006/2007, os relógios dos Estados do centro-sul foram adiantados em 1 hora. Logo, se os relógios em Brasília marcassem 14 horas, nessa situação, no Acre seriam 15 horas e, nos estados da região nordeste, mais ao leste, seriam 12 horas. 
 
IV. O horário de verão apresenta muitos benefícios em relação à economia no consumo de energia, e por isso é adotado também em muitos países da Europa e América do Norte, que se encontram em latitudes mais elevadas que o Brasil.
 
Estão corretas apenas as afirmações: 
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!