Questão 5

(UFPR) Na Europa do século XIX: 

a)
V
F

As duas grandes escolas literárias da época foram o Romantismo e o Realismo. Este último utilizou como fonte de inspiração os problemas sociais resultantes das distorções criadas pela industrialização. 

b)
V
F

A Segunda Revolução Industrial caracterizou-se pelo estreito relacionamento entre ciência e técnica. Tal situação promoveu importantes mudanças na estrutura de produção das fábricas, mas também contribuiu para o agravamento de problemas sociais. 

c)
V
F

Nesse período, a Inglaterra pode ser tomada como o modelo ideal do nascente capitalismo industrial: economia forte e desenvolvida, poderio militar e regime político estável, assentado no crescimento da representatividade das camadas médias de sua população. 

d)
V
F

O final do século foi marcado pela suspensão das disputas políticas e econômicas entre as grandes potências europeias, levando ao internacionalismo e à progressiva pacificação do Continente. 

e)
V
F

As pesquisas e descobertas realizadas nos campos da Física e da Química tiveram aplicação prática e estética no desenvolvimento de novas formas artísticas, como a fotografia e o cinema. 

f)
V
F

A cultura popular viu-se ameaçada pelos movimentos migratórios em direção às cidades e pela adoção de políticas nacionais de educação. 

Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!