Questão 9

O período medieval compreende um intervalo de tempo de mais de mil anos (do século V ao XV) e reúne, em sua composição cultural, a presença de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos, sem esquecer a civilização bizantina e islâmica. Sobre a Idade Média, analise as afirmativas a seguir. 

a)
V
F

 Denominações da Idade Média, como “a grande noite de mil anos” ou “idade das trevas”, representam uma visão pessimista e tendenciosa da cultura medieval, divulgada pelo Renascimento.

b)
V
F

A Alta Idade Média na Europa latina foi marcada pelas invasões bárbaras e pela formação dos primeiros reinos germânicos. A desagregação da antiga ordem e a insegurança dos novos tempos forçaram o despovoamento das cidades, provocando um forte processo de ruralização. 

c)
V
F

A patrística, influenciada pelo neoplatonismo e consolidada por Agostinho, constituiu-se pela “querela dos universais”. Essa corrente filosófica é responsável pelo surgimento das primeiras universidades da Europa. 

d)
V
F

 Por intermédio dos árabes, surgiram as primeiras traduções de Aristóteles, que foram largamente utilizadas por autores como Tomás de Aquino, no século XIII, que realizou uma síntese entre o aristotelismo e a fé cristã.  

e)
V
F
 A influência da Igreja se manifestava tanto no plano espiritual quanto no plano político. Para contar com o apoio da Igreja, reis e chefes germânicos converteram-se ao cristianismo.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!