Questão 3

Antropólogos brancos sempre estudaram as populações indígenas brasileiras. Gersem Santos Luciano, 41, inverteu os papéis. Nascido numa aldeia da comunidade baniwa, na região do Alto Rio Negro (no Amazonas), ele teve que ler vários desses brancos para terminar sua dissertação de mestrado em antropologia na Universidade de Brasília (UnB), que teve como tema os projetos de etno-desenvolvimento dos povos indígenas de sua região. “Minha contribuição é também a de entender melhor a percepção dos brancos sobre nós, indígenas. A antropologia nos permite ter contato e estabelecer um diálogo entre essas duas culturas”, diz. Esse diálogo com a academia, no entanto, não foi tranquilo. Ele se queixa de que o meio acadêmico dá pouco espaço para o questionamento. “Acabei descobrindo que a academia é hermética. Há pouco espaço para o diálogo ou para questionar as teorias que já foram construídas a partir de um ponto de vista ocidental sobre as populações indígenas”, afirma. Luciano acredita que, para romper com as teorias já construídas pelos brancos, serão necessários muitos novos mestrandos e doutorandos índios. O embate entre essas duas culturas em sua vida aconteceu desde cedo, quando ele foi estudar numa escola mantida por missionários salesianos. “A gente tinha que sair da aldeia e estudar em regime de internato. O objetivo claro e explícito dessa experiência era ‘civilizar’ os índios por meio da educação e da religião católica”. Luciano estudou Filosofia na Universidade Federal do Amazonas. Após concluir a graduação, fez teste para o mestrado da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e para a UnB. Passou nos dois e ganhou uma bolsa da Fundação Ford. 
 
(Adaptado de: GOIS, Antônio. Antropólogo índio diz que ciência permite diálogo entre as culturas. Folha de São Paulo, 17 abr. 2006, p. A-7).
 
(UEG-GO) No trecho “O objetivo claro e explícito dessa experiência era ‘civilizar’' os índios por meio da educação e da religião católica”, o uso de aspas em “civilizar” indica a intenção de:
a)
b)
c)
d)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!