Questão 7

(UEM-PR) Sobre a cidadania no Brasil, analise as afirmações a seguir: 

a)
V
F

Durante o governo de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945, pela primeira vez, os direitos sociais foram universalizados, chegando a amplas parcelas da sociedade brasileira. Esse processo foi acompanhado pelo fortalecimento e pela autonomia das organizações operárias. 

b)
V
F

Os Estatutos da Criança e do Idoso exemplificam as modificações recentes que a cidadania sofreu no contexto brasileiro, incorporando novas demandas ao seu conteúdo. 

c)
V
F

A Constituição de 1988, apesar de ser denominada por muitos como Constituição Cidadã, não produziu mudanças legais significativas em termos de extensão dos direitos de cidadania. 

d)
V
F

O Fórum Social Mundial resultou da iniciativa de alguns brasileiros e é um movimento que se posiciona contra a atual ordem econômica globalizada, que tem restringido direitos sociais de cidadania até então assegurados por leis. 

e)
V
F
 A extensão dos direitos de cidadania às classes populares esteve, historicamente, sob o controle estrito das elites, já que não houve movimentos sociais capazes de questionar essa situação.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!