Questão 4

O que é literatura 
              
A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra, autônoma, independente do autor e da experiência da realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram, às vezes, origem, perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência, ou pela história, ou pela sociedade?
 
O artista literário cria, ou recria, um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. Os fatos que manipulam não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que se esgote o quadro. 
 
A literatura é, assim, vida, parte da vida, não se admitindo que possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana. 
(COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária. 2. ed, Rio de Janeiro.)  
 
O título do texto propõe o conceito de literatura. Julgue os itens.
a)
V
F
Segundo o texto, literatura e língua são componentes artísticos.
b)
V
F
O artista é o responsável pela criação literária.
c)
V
F
Na literatura, a realidade é forjada.
d)
V
F
O sentido da vida entra em conflito com a literatura, pois aquele é modificado em função 
desta.
e)
V
F
A vida revela-se por meio das obras de arte.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!