Questão 1

Acerca da greve geral de 1917, em São Paulo:

I. A greve teve início em duas fábricas têxteis, abrangendo praticamente toda a classe trabalhadora da cidade, num total de 50 mil pessoas e, durante alguns dias, controlando os bairros operários do Brás, da Mooca e do Ipiranga.
II. O comitê de Defesa Proletária, formado em São Paulo no curso da greve geral de 1917, tinha como pontos principais de seu programa: aumento dos salários, proibição do trabalho de menores de 14 anos, abolição do trabalho noturno de mulheres e menores de 18 anos, jornada de oito horas de trabalho, garantia de emprego e respeito ao direito de associação. 
III. O governo mobilizou tropas, a Marinha mandou dois navios de guerra para Santos e, com a mediação de um comitê de jornalistas, os trabalhadores obtiveram aumento salarial e promessas de atendimento das demais reivindicações. 
IV. A greve, apesar de contar no início com a adesão apenas da metade da classe trabalhadora da cidade de São Paulo, constituiu-se em grande sucesso. Todas as reivindicações foram atendidas pelas entidades patronais e as lideranças operárias, elogiadas publicamente pela realização do movimento. 
V. O município sofreu intervenção do governo federal, as lideranças operárias foram detidas e enviadas para campos de prisioneiros em outros estados do país e a jornada de oito horas de trabalho foi legalizada. 

É CORRETO afirmar apenas o contido em:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!