Questão 2

(UESPI) Analise a descrição dos modelos atômicos apresentada a seguir.
1. O modelo atômico de Dalton: Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos. Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis, e existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza.
2. O modelo de Thomson: O átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a ideia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível.
3. O modelo atômico de Rutherford: O átomo ocuparia um volume esférico e possuiria um núcleo, o qual conteria a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons, movimentando-se ao redor do núcleo.
4. O modelo atômico de Bohr: os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nesses OAs, os elétrons apresentariam energias constantes. Os elétrons saltam para orbitais de energia mais alta, retornando a seu estado fundamental após a devolução da energia recebida, emitindo um fóton de luz equivalente.
5. O modelo atômico “moderno”: O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico embasado,  fundamentalmente, nos Princípios da Incerteza de Heisenberg e na dualidade partícula-onda de Louis de Broglie.
Além disso, Erwin Schröndinger (1887-1961), a partir desses dois princípios, criou o conceito de orbital (regiões de probabilidade).
Apresenta incorreções na descrição do modelo:
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!