Questão 4

(FVG) Todo carrinho de churros possui um acessório peculiar que serve para injetar doce de leite nos churros. Nele, a força sobre um êmbolo, transmitida por alavancas, empurra o recheio para dentro do churro.
 
Em cada lado do recheador, há duas alavancas unidas por um pivô, uma delas, reta e horizontal, e a outra, parte vertical e parte transversal. A alavanca maior encontra na base do aparelho outro pivô, e, na outra extremidade, um manete, em que é aplicada a força. A alavanca menor se conecta à extremidade do êmbolo que está em contato com o doce de leite, pronta para aplicar, no início do processo, uma força horizontal. 
 
O doce de leite não saía mesmo! Nem podia, uma vez que uma pequena tampa ainda obstruía a saída do doce.
 
 
Não percebendo a presença da tampa, o vendedor, já irritado, começou a aplicar sobre o manete uma força gradativamente maior que, por sua vez, era transmitida ao êmbolo na mesma direção de seu eixo de simetria. Mesmo assim, a tampa se manteve em seu lugar! Admitindo que o doce de leite se comporte como um fluido ideal, a relação entre a força resistente da tampa e a força exercida pelo mecanismo sobre o êmbolo, #\frac{{{F}_{tampa}}}{{{F}_{\hat{e}mbolo}}}#é:
Dados:
Diâmetro do êmbolo: 30 mm
Área da tampa tocada pelo doce: #9\cdot \pi \cdot {{10}^{-6}}{{m}^{2}}#.
a)
b)
c)
d)
e)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!