Questão 7

(UFU) Leia o fragmento abaixo, de Karl Marx. 

“Com o próprio funcionamento, o processo capitalista de produção reproduz, portanto, a separação entre a força de trabalho e as condições de trabalho, perpetuando, assim, as condições de exploração do trabalhador. Compele sempre o trabalhador a vender sua força de trabalho para viver, e capacita sempre o capitalista a comprá -la.” 

(MARX, K. O capital: O processo de produção do Capital. v. II. Trad. De Reginaldo Sant.Anna. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987. p. 672.) 

De acordo com o filósofo alemão, a condição do trabalhador na economia capitalista clássica é: 

I. de realização plena da sua capacidade produtiva, alcançando a autonomia financeira e a satisfação dos valores existenciais tão almejados pela humanidade, desde os primórdios da história. 

II. de alienação, pois os trabalhadores possuem apenas sua capacidade de trabalhar, que é vendida ao capitalista em troca do salário, por isso, a produção não pertence ao trabalhador, sendo-lhe estranha. 

III. de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social, liberto graças à divisão do trabalho, que lhe permite o desenvolvimento completo de suas habilidades naturais na fábrica. 

IV . de coisa, isto é, o trabalhador é reificado, tornando-se mercadoria, cujo preço é o salário, ao passo que as coisas produzidas pelo trabalhador, na ótica capitalista, parecem dotadas de existência própria. 

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.

a)
b)
c)
d)
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!