Questão 1

 
(UFPE-ADAPTADO ) Considerando o gênero do texto – suas funções, sua composição e interlocutores previstos –, analise as considerações que são feitas a seguir. 
 
a) A função pensada para esse texto é preponderantemente referencial; ou seja, objetiva-se informar os índices reais do analfabetismo no Brasil. 
b) A impossibilidade de que todos os brasileiros possam ler o texto em análise constitui, paradoxalmente, um motivo para sua publicação. 
c) Os “analfabetos funcionais”, aqueles que não têm condições de ler e escrever um simples bilhete, representam o público alvo da presente mensagem. 
d) Conjugado a outras funções, o texto põe em questão um grave problema social, que decorre, inclusive, da alta taxa de evasão escolar. 
e) O apelo a imagens corrobora o caráter apelativo do texto; o recurso a diferentes meios de “significar” torna o texto mais expressivo. 
a)
V
F
A função pensada para esse texto é preponderantemente referencial; ou seja, objetiva-se informar os índices reais do analfabetismo no Brasil.
b)
V
F
A impossibilidade de que todos os brasileiros possam ler o texto em análise constitui, paradoxalmente, um motivo para sua publicação.
c)
V
F
Os “analfabetos funcionais”, aqueles que não têm condições de ler e escrever um simples bilhete, representam o público alvo da presente mensagem.
d)
V
F
Conjugado a outras funções, o texto põe em questão um grave problema social, que decorre, inclusive, da alta taxa de evasão escolar.
e)
V
F
O apelo a imagens corrobora o caráter apelativo do texto; o recurso a diferentes meios de ‘significar’ torna o texto mais expressivo.
Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!