Questão 2

(UEM) A respeito da organização do processo produtivo na economia capitalista no período pós Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto. 


a)
V
F
1. A concentração espacial das distintas etapas do processo produtivo, o forte controle  sobre elas e a acentuada hierarquização das funções constituem características do denominado modelo fordista.  
b)
V
F

2. Pode-se dizer que o toyotismo foi uma resposta à crise da economia capitalista mundial manifesta na década de 1970. Ele se caracterizou, entre outros fatores, pela exigência de maior versatilidade dos trabalhadores para o desempenho das funções. 

c)
V
F

4. O período em que vigorou hegemonicamente, o modelo fordista foi acompanhado pela expansão dos serviços públicos. Nos países de capitalismo central, essa expansão produziu o denominado Estado de bem-estar social. 

d)
V
F

8. O fordismo caracterizou-se por métodos que procuraram fazer com que os próprios operários internalizassem a disciplina de trabalho necessária para a acumulação capitalista. Assim, dispensou a necessidade de várias funções intermediárias do processo produtivo. 

e)
V
F

16. Embora distintos, o fordismo e o toyotismo coincidiram, igualmente, com períodos de enfraquecimento das organizações sindicais dos trabalhadores. 

Carregando equações...
Já é cadastrado? Faça o Login!