Texto: Funções da Linguagem

Funções da Linguagem

A linguagem é uma das maneiras de comunicação existentes no mundo. Todavia, em alguns momentos nos questionamos acerca de como ela funciona. Neste capítulo apresentaremos, então, as funções da linguagem. Elas são seis: referencial ou denotativa, expressiva ou emotiva, apelativa ou conativa, poética, fática e metalinguística. 
 
 
  • Função referencial ou denotativa
Esse tipo de função tem o objetivo de transmitir uma informação objetiva da realidade, dando ênfase aos fatos, circunstâncias e dados concretos. Exemplos de textos que contêm essas características são: notícia de jornal, textos científicos, entre outros. Podemos dizer que essa função tem foco no referente. 
 
.
 
  • Função expressiva ou emotiva
Esse tipo de função demonstra os sentimentos e as emoções do emissor. Na função emotiva, temos a presença de interjeições e de sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação, para indicar os seus sentimentos. Essa função tem foco no emissor.
 
 
  • Função apelativa ou conativa
Esse tipo de função tem como objetivo persuadir, convencer o destinatário de algo ou dar ordens a ele. Logo, o emissor irá se dirigir ao receptor usando os pronomes tu e você, os vocativos e imperativos ou o próprio nome da pessoa. É a função usada em discursos, sermões e propagandas, pois se dirige diretamente ao destinatário. A função apelativa tem o foco no receptor. 
 
 
  • Função poética
É a função que destaca a forma da mensagem, ou seja, se preocupa mais sobre como irá transmitir a mensagem do que com a mensagem que será emitida. O escritor tenta surpreender seu leitor, deixando o texto mais bonito, muitas vezes fugindo da lógica e provocando humor. A função poética não é apenas da poesia e nem da literatura em geral, pois faz parte também das expressões do cotidiano. Portanto, essa função tem o foco na mensagem. 
 

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
 
Carlos Drummond de Andrade
 
  • Função fática 
O objetivo da função fática é prolongar ou interromper uma comunicação. O importante nessa função é o contato entre o emissor e o receptor. Essa função é relativa ao fato que está ocorrendo e aparece nos cumprimentos, nas expressões que confirmam se alguém está se comunicando. Seu foco é no canal. 
 

 
  • Função metalinguística
Essa função ocorre quando uma pessoa, o emissor, explica um código usando o próprio código. Por exemplo, o livro que fala sobre livros, a poesia que fala sobre poesias, um texto que fala sobre outro texto. Essa é a função que encontramos nas gramáticas e nos dicionários. O foco dessa função é no código. 
 

Os Sapos

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma
 
Manuel Bandeira

 

Em Resumo

As funções da linguagem são seis: referencial ou denotativa, expressiva ou emotiva, apelativa ou conotativa, poética, fática e metalinguística. A função referencial ou denotativa tem o objetivo de transmitir uma informação objetiva da realidade, dando ênfase a fatos, circunstâncias e dados concretos; a função expressiva ou emotiva demonstra os sentimentos e as emoções do emissor; a função apelativa ou conativa pretende persuadir, convencer o destinatário de algo, ou dar ordens a ele; a função poética destaca a forma da mensagem, ou seja, se preocupa mais sobre como irá transmitir a mensagem do que com a mensagem que será emitida; a função fática objetiva prolongar ou interromper uma comunicação; e a   função metalinguística ocorre quando uma pessoa, o emissor, explica um código usando o próprio código.
Já é cadastrado? Faça o Login!