Texto: Cartografia: Introdução

Cartografia: Introdução

Cartografia é a ciência responsável por representar a superfície terrestre em um mapa. Os primeiros registros da confecção de mapas datam de muitos séculos antes de Cristo, antes mesmo da invenção da escrita. As primeiras formas de representação cartográfica eram feitas em tábuas de argila ou na rocha bruta e comumente serviam para identificar localidades que oferecessem maior oferta de alimentos para os povos nômades. À medida que a tecnologia e o grau de conhecimento humano foram evoluindo, os mapas passaram a ser produzidos com elevado grau de detalhamento e precisão da superfície terrestre. Nos séculos XV e XVI, a descoberta de novos continentes pelos europeus permitiu a elaboração dos primeiros mapas-múndi, como este da imagem:

 

Mapa-múndi de 1635. Note que o formato dos continentes, apesar de não ser fiel à realidade, era bastante preciso se considerarmos o grau de tecnologia existente na época para a elaboração de mapas

 

O objetivo primordial dos mapas é a representação da superfície terrestre em sua totalidade ou em partes. Sendo assim, existem inúmeras formas que podem ser usadas para essa representação. Entre as elas, pode-se citar:

 

  • Mapas-múndi: mapas que representam a Terra, na sua totalidade, em superfícies planas.
 
  • Globo terrestre: tipo especial de representação cartográfica em que a Terra é representada em um formato esférico, sendo mais fiel à realidade do que os mapas planos.
 
  • Cartas topográficas: mapas que indicam as altitudes e o relevo do local que está sendo representado.
 
  • Plantas: mapas que mostram áreas muito pequenas da superfície terrestre, como os bairros de uma cidade ou os cômodos de uma casa.
 

Vale lembrar que nenhuma forma de representação cartográfica consegue garantir 100% de fidelidade à superfície representada, ou seja, todo mapa é imperfeito. A maior dificuldade dos mapas é a representação de uma superfície esférica (a Terra), em um objeto plano (os mapas). A forma de representação cartográfica que mais se aproxima da realidade é o globo terrestre. Ainda assim, ela não permite a visualização fiel dos detalhes pelo fato de representar um objeto de dimensões muitos grandes, que é o planeta Terra.

O globo terrestre é a forma mais fiel de representação cartográfica, já que garante, 

ao menos, a preservação do formato aproximadamente esférico da Terra

 

As representações cartográficas funcionam, portanto, como uma grande ferramenta de comunicação. Por meio delas podem ser transmitidas inúmeras informações; logo, cabe a quem elabora os mapas a seleção dos dados mais valiosos a serem inseridos na representação. É impossível um único mapa conseguir representar, sozinho, elementos sobre as características físicas, sociais, econômicas e políticas de determinado lugar. Em função dessa dificuldade, os mapas podem ser divididos em temas nos chamados mapas temáticos.

 

Os mapas temáticos são representações que transmitem ao leitor informações selecionadas sobre determinadas características dos locais nele representado. Os mapas temáticos podem ser divididos em físicos (que incluem os mapas de clima, relevo, geologia, vegetação), sociais (que possuem informações sobre os aspectos populacionais) e econômicos (que representam a distribuição industrial, de agricultura, da riqueza etc.). Nota-se, portanto, que as informações que podem ser transmitidas por um mapa são inúmeras, cabendo ao cartógrafo (aquele que elabora os mapas) selecionar os dados mais importantes a serem transmitidos por meio dessa representação cartográfica.

 

Em Resumo

A cartografia é a ciência responsável por representar a superfície terrestre em um mapa. Os primeiros mapas foram produzidos há milhares de anos e tinham a função de indicar a localização das fontes de alimentos. Tais representações cartográficas são capazes de trazer consigo inúmeros tipos de informações, mas nenhuma delas consegue representar a superfície terrestre sem que haja imperfeições. As formas mais comuns de representação cartográfica são o mapa-múndi, o globo terrestre, as cartas topográficas e as plantas.

Já é cadastrado? Faça o Login!