Texto: A Importância da Química

A Importância da Química

 

A Química e os/as Profissionais Químicos

Realmente, não dá para imaginar nossas vidas sem a Química. Como sabemos, a Química se desenvolveu como ciência a partir do século XVII, mas desde as sociedades nômades da pré-história já existiam reações Químicas. Os Egípcios também conheciam muitas reações, como as técnicas de mumificação. Nesse período, os métodos eram influenciados por questões religiosas e mitos.
 
 
 

A Química é a ciência que estuda a matéria e sua composição. Estuda, ainda, a transformação da matéria, ou seja, como e em quais condições uma substância transforma-se em outra. Em tópicos seguintes, veremos melhor o que é uma transformação química. Como ciência, a Química descreve fenômenos, cria modelos explicativos baseados em experimentos ou em dados que possam ser mensuráveis.

O químico ou a química são profissionais de alto gabarito que lidam com diversas situações em diversos ambientes. Eles recebem uma formação específica e devem ser capacitados para trabalhar em laboratórios de universidades ou de indústrias, na linha de produção de vários produtos, de alimentos industrializados, remédios, criação de novos métodos de obtenção de determinado insumo, etc. 

Um químico é um cientista que não se limita a um laboratório; ele coopera com o desenvolvimento da ciência e cria tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas.


Química em Tudo?

Mas onde tem Química? Em tudo, até mesmo quando pensamos, várias reações se processam em nosso sistema nervoso. Coisas simples, como nossa visão, só são possíveis graças às reações que acontecem no interior de nossos olhos, que produzem os impulsos elétricos que são enviados ao nosso cérebro e lá a imagem é compreendida.

A Química está, também, na área da saúde. Veja o exemplo dos africanos Gerard Niyondiko, de Burundini, e Moctar Dembele, de Burkina Faso. Eles desenvolveram um sabonete antimalárico que pode proteger humanos de uma doença que mata milhares de pessoas todos os anos.
Dessa forma, a Química está muito presente em nosso cotidiano, de inúmeras formas, e faz parte dele. Ela nos acompanha desde nosso despertar até o momento em que vamos dormir.
 


Química e Sociedade

Por que estudar Química? Esta é uma pergunta frequente que muitos alunos fazem a seus professores. Como já vimos, a Química explica muitos fenômenos, e uma descoberta importante na área da Química pode mudar a forma de viver dos homens. Desde a descoberta de reações fundamentais, como a combustão (fogo), a Química foi modificando a humanidade.

São tantas substâncias que tiveram a participação da Química, que muitas delas podem passar despercebidas. Mas, a partir de hoje, quando olhar um simples objeto, como uma garrafa térmica, esteja certo de que para se chegar àquele produto final houve toda uma história do desenvolvimento do saber químico.

A Química serve, portanto, para que também possamos refletir sobre nossa realidade e buscar formas de atuar para a modificar. 
 


Em Resumo

Neste tópico, trabalhamos a importância da Química em nossas vidas. Definimos o que é Química e vimos qual a importância desta e dos profissionais, que direta ou indiretamente, usam os conceitos químicos para criar as várias tecnologias que usamos em nosso dia a dia.
 

Referências 

FELTRE, R.; YOSHINAGA, S. Atomística: teoria e exercícios. Ed. Moderna, 1974. v. 2.
USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química: química geral. 10. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
PERUZZO, T. M.; CANTO, E. L. Química: volume único. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coord). Química e sociedade: volume único, ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.
KOTZ, J.C.; TREICHEL, P. M. Química Geral e Reações Químicas. Tradutor: Flávio Maron Vichi. São Paulo: Thomson Learning, 2007. v. 1.
Já é cadastrado? Faça o Login!