Texto: A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial

As principais potências europeias saíram em busca de novos territórios e mercados devido à crise da superprodução, num período que ficou conhecido como Imperialismo. Os novos territórios, localizados na África e na Ásia, foram motivo de disputas e rivalidades entre os países europeus, e, para assegurar a defesa de cada um, foram feitas alianças de caráter militar e econômico. Em 1892, foi formado um grupo que ficou conhecido como Potências Centrais ou Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha), e, em resposta, no ano de 1907 foi criado o grupo denominado Aliados da Entente ou Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra). 

 

 

Início dos Conflitos

As alianças entre os países constituíram-se em um grande problema para o início de uma guerra, já que cada país estava comprometido com sua aliança. Assim, qualquer incidente entre as alianças poderia levá-los a um conflito.  

 

Em 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi assassinado por um jovem sérvio, fato que incentivou o Império Austro-Húngaro a declarar guerra à Sérvia, envolvendo as alianças. Assim, a Alemanha declarou guerra à Rússia e à França, e a Inglaterra declarou guerra contra a Alemanha. O enfrentamento começou ao final de 1914, dando início à Primeira Guerra Mundial.

 

A Guerra 

A Primeira Guerra Mundial foi conhecida pela violência e pela quantidade de mortos no campo de batalha. A Tríplice Aliança combatia a Tríplice Entente em duas frentes: a oriental e a ocidental. Na primeira, eles enfrentaram a Rússia e na segunda, lutaram contra França, Bélgica e Suíça.

 

Os campos de batalha eram organizados em trincheiras, grandes valas no chão com cerca de dois metros de profundidade. Protegidas por sacos de areias e arames farpados, nelas vários soldados perderam a vida, já que passavam fome e eram atacados por granadas e tiros.  

 

Normalmente, para facilitar o estudo e o entendimento acerca da Primeira Guerra Mundial,  dividimo-la em dois momentos, sendo eles: 

 

  • Guerra de Movimento: ocorreu em 1914. Foi a movimentação das tropas alemãs pela frente ocidental e a resistência da França a essa ofensiva.
 
  • Guerra de Posição: ocorreu entre os anos de 1915 a 1918. Foi o estabelecimento das tropas nas trincheiras.

 

Em 1917, os Estados Unidos entraram na Guerra, em virtude de ataques de submarinos alemães aos navios mercantes norte-americanos. Nesse contexto, eles apoiaram a Tríplice Entente, o que favoreceu os aliados, pois passaram a receber armas e soldados para o conflito. 

 

Naquele momento, a Rússia saiu da Guerra, já que o governo daquele país foi tomado por revolucionários que assinaram um tratado de paz com a Alemanha em março de 1918. Com isso, os alemães passaram a atuar mais na frente ocidental, iniciando a terceira fase da Primeira Guerra Mundial e os combates finais. 

 

 

O Fim da Guerra

A Guerra provocou desgaste na economia das potências envolvidas e sofrimento para a população. Havia revoltas populares, e vários soldados passaram a fugir dos campos de batalha, ao passo que os políticos procuravam uma solução para a Guerra. 

 

 

A ajuda dos Estados Unidos permitiu que os aliados ganhassem batalhas, fazendo com que as potências da Tríplice Aliança, aos poucos se rendessem. Em 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício, acordo que suspendeu a Guerra. Vários países da Tríplice Entente foram obrigados a ceder alguns territórios e a pagar indenizações. 

 

A Guerra provocou a morte de mais de 10 milhões de pessoas, além da destruição de várias regiões. Para a reconstrução, os países foram obrigados a pedir empréstimos, principalmente aos norte-americanos.

 

 

Saiba Mais!

 

Em 1919 foi assinado, na sala de espelhos do Palácio de Versalhes, na França, o Tratado de Versalhes, que estabeleceu as diretrizes para a reorganização econômica da Europa. A Alemanha, considerada a responsável pela Guerra, foi condenada a pagar valores altíssimos aos países da Tríplice Entente.  

 

Foi criada, também, a Liga das Nações, organização voltada para a manutenção da paz, por meio da diplomacia, entre os países. 

 

Em Resumo

A Primeira Guerra Mundial é assim chamada por ter sido o primeiro conflito a tomar proporções mundiais. As motivações que desencadearam esse grandioso conflito foram decorrentes de diversos fatores. 

 

Nesse sentido, cabe salientar a formação de grandes conglomerados comerciais, trustes e cartéis, além dos embates por interesses territoriais que seriam fontes de matéria-prima. Com o interesse em obter novos mercados consumidores e as tradicionais rivalidades nacionais, o conflito tornou-se imenso. O saldo de mortes na Terra foi gigantesco.

 

Referências

BRENER, Jayme. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 2008.

FERRO, Marc. A Grande Guerra – 1914-1918. São Paulo: Edições 70, 1969.

PELLEGRINI, Marco César. Vontade de saber história. 9º ano. 2ª edição. São Paulo: FTD, 2012. 

VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Primeira Guerra Mundial. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Já é cadastrado? Faça o Login!