Texto: História da Arte Brasileira

História da Arte Brasileira

A arte brasileira surgiu na pré-história, há mais de cinco mil anos, e é resultado da mistura de muitos estilos. Ela pode ser dividida em arte pré-histórica, arte indígena, arte colonial, arte barroca, arte moderna e arte contemporânea. Aqui estudaremos a arte pré-histórica no Brasil.

 

A Arte Pré-histórica no Brasil

O Brasil possui sítios arqueológicos de muito valor, espalhados pelo território. No estado de Minas Gerais, por exemplo, na região dos municípios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matosinho, Vespasiano e Prudente de Moraes, havia grutas cujas pedras traziam sinais evidentes de uma cultura pré-histórica no país. Uma dessas grutas, conhecida como Lapa Vermelha, foi destruída pela retirada de calcário que abastecia fábricas de cimento. Como se não bastasse a destruição das cavernas, outras encontram-se seriamente ameaçadas.

 

Arte Rupestre no Brasil: Geometrismo e Naturalismo

No município de São Raimundo Nonato, ao sudeste do Piauí, existe um importante sítio arqueológico. No ano de 1978, uma missão franco-brasileira registrou considerável quantidade de vestígios arqueológicos. 

 

 

Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da região de São Raimundo Nonato usavam as grutas e cavernas da região como abrigos ocasionais. A hipótese mais considerada é que esses homens foram os responsáveis pelas obras gravadas e pintadas nas paredes das cavernas da região. Tais gravuras e pinturas são classificadas pelos estudiosos em dois grupos: obras com motivos geométricos e obras com motivos naturalistas.

 

Nas obras ditas naturalistas, o tema recorrente é a figura humana, ora sozinha, ora em grupos, ilustrando cenas de caça, guerra ou atividades coletivas. As figuras de animais também faziam parte desse cenário. As obras geométricas eram muito variadas e caracterizavam-se pelo uso de pontos, linhas paralelas, círculos, espirais, triângulos e cruzes. As pesquisas científicas relativas às antigas culturas brasileiras permitem uma visão mais clara sobre a ligação da história do nosso país com a do mundo todo.

 

 

Em Resumo

Podemos organizar a história da arte brasileira em períodos distintos, cada um deles carregado de simbologia e características muito próprias. Aqui estudamos a arte pré-histórica, abordando a arte rupestre e suas classificações.

Já é cadastrado? Faça o Login!