Texto: Teatro de Sombras

Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma arte extremamente antiga. Originou-se na China e de lá se espalhou pelo mundo todo. Hoje em dia, se faz presente nas atividades de grupos de mais de 20 países. 

 

 

Essa técnica consiste na projeção de figuras humanas, animais ou objetos sobre paredes ou telas. É um espetáculo de grande encanto artístico que costuma atrair multidões pela emoção que desperta nas pessoas que o assistem. Trata-se de uma linguagem que integra o campo da animação e do teatro. Nesse campo estão inseridos os bonecos, os objetos, as marionetes e as máscaras. A técnica é relativamente simples: um foco de luz incide sobre uma tela banca e, nessa tela, são projetadas as imagens, resultando num conjunto repleto de magia e poesia completamente etéreo e imaginário.

 

A Origem do Teatro de Sombras

Diz uma antiga lenda chinesa que, no ano 121, o imperador Wu’Ti, da dinastia Han, muito triste com a morte de uma bailarina que amava, exigiu que o mago da corte a trouxesse de volta do reino das sombras ou ele mandaria decapitá-lo. O mago da corte, com medo, usou a imaginação e confeccionou uma silhueta de bailarina usando uma macia pele de peixe. Depois, mandou armar no jardim do palácio uma cortina branca de modo que ficasse contra a luz do sol, deixando transparecer a luz. No dia marcado para a apresentação, toda a corte e o imperador se reuniram no suntuoso jardim do palácio. Ao som de uma flauta, o mago fez surgir a sombra delicada de uma bailarina se movimentando com graça e suavidade. Nascia assim o teatro de sombras. 

 

A técnica básica consiste na manipulação de um boneco com varas entre uma luz e uma tela, fazendo com que o espectador, sentado de frente para a tela, veja apenas a sombra do boneco. É uma modalidade que estimula a curiosidade e promove o gosto pela reflexão relacionada à fantasia e à realidade. Atualmente, o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões asiáticas.

 

Os Objetivos

O teatro de sombras procura resgatar os movimentos simples do cotidiano. O objetivo é convencer o espectador de que a imagem que está vendo é de uma pessoa real. Os temas se referem aos valores da vida e do dia a dia, como a amizade, o respeito, a solidariedade e o amor à natureza.

 

Desde a pré-história, os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se no interior das cavernas. Esse encantamento os acompanhou em sua evolução e as sombras continuaram a ser objeto de fascínio e beleza. Hoje, as grandes companhias teatrais tratam o teatro de sombras como objeto de estudo. O ocidente e o oriente são separados por uma grande distância cultural. 

 

É importante buscarmos, em nosso patrimônio cultural, nossas próprias razões para dar sentido ao teatro de sombras ocidental. No Brasil, o teatro de sombras ainda é uma arte nova, ainda pouco conhecida. Contudo, é cada vez mais usado para enriquecer o trabalho de diversos grupos teatrais.

 

 

Em Resumo

O teatro de sombras é, em síntese, uma modalidade artística muito rica em sua composição estética. O movimento, a luz e a ausência dela relacionam-se intimamente criando um clima de magia e encantamento. 

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!