Texto: Analisando Tabelas e Construindo Gráfico de Barras e Gráfico de Colunas com Números Negativos

Analisando Tabelas e Construindo Gráfico de Barras e Gráfico de Colunas com Números Negativos

Para facilitar a leitura de um conjunto de dados, as informações podem ser organizadas em tabelas ou gráficos. Essa organização permite uma leitura rápida e mais agradável das informações, posto que os dados ficam dispostos de forma mais clara e objetiva.

Os gráficos e tabelas estão presentes em livros didáticos, periódicos, panfletos e nos meios de comunicação (internet, jornais e revistas). 

Vários profissionais os utilizam para organizar as informações do trabalho, como, por exemplo, o administrador de uma empresa que, através de gráficos, apresenta o lucro e o prejuízo da empresa em determinado período de tempo ou analisa o empenho de determinado funcionário.

Neste tópico, iremos analisar uma tabela e utilizaremos as informações nela contidas para aprendermos a construir o gráfico de barras e o gráfico de colunas.
 


Tabela

O Campeonato Brasileiro é popularmente conhecido como Brasileirão. O campeão do primeiro campeonato, disputado em 1971, foi o Atlético Mineiro. 
 

Desde 2003, ele é disputado num mesmo sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta, sendo campeão o clube que obtiver o maior número de pontos dentre os 20 clubes que participam da competição, quantidade esta determinada desde 2006.  

A tabela abaixo apresenta a classificação de alguns times do Campeonato Brasileiro de 2013.
 

Analisando a tabela percebemos que:
 
  • o Cruzeiro e o Criciúma tiveram o mesmo número de empate, ou seja, cada time empatou em 7 jogos;
  • o Santos e o Atlético Mineiro tiveram o mesmo número de vitórias, ou seja, cada time venceu em 15 jogos;
  • o Botafogo, o Vitória, o Goiás, o Santos e o Atlético Mineiro perderam em 11 jogos;
  • o saldo de gols do São Paulo, do Coritiba, do Bahia, do Internacional e do Criciúma foi negativo; e
  • o saldo de gols dos Santos, que está na sétima posição, é maior que o saldo de gols do Grêmio, que está na segunda posição. 


Gráfico de Barras

Os dados da tabela acima podem ser apresentados num gráfico de barras. 

Como o saldo de gols são representados por números inteiros, para construir o gráfico, vamos traçar uma reta dos números inteiros na horizontal, passando pela origem (zero), e outra reta na vertical, para apoiar as barras que representarão cada time. As barras que estão à direita da reta vertical correspondem aos times com saldo de gols positivo; as que estão à esquerda da reta correspondem aos times com saldo de gols negativo.
 
 
Saldo de gols de alguns times do campeonato Brasileiro de 2013
 

Gráficos de Coluna

O saldo de gols de cada time também pode ser apresentado em um gráfico de colunas.

Neste caso, vamos representar o saldo de gols de cada time na vertical, ou seja, iremos construir a reta de números inteiros na vertical, passando pela origem (zero), e outra reta na horizontal para apoiar as colunas. A coluna que representa os times com saldo de gols positivo será construída acima da reta horizontal e a coluna que corresponde os times com saldo negativo será construída abaixo de zero.
 


Em Resumo

As tabelas e os gráficos de colunas nos permitem interpretar os dados de forma clara e objetiva. Na construção deles, é necessário que as colunas ou as barras tenham a mesma largura, sendo importante construi-los usando sempre uma régua. É necessário também colocar um título e uma legenda para facilitar o entendimento do  gráfico ou da tabela. A legenda será disponibilizada somente quando os dados não estiverem representados de forma clara.
 
 
Já é cadastrado? Faça o Login!