Texto: Arte do Entalhe

Arte do Entalhe

Chamamos de entalhe a arte de entalhar ou cortar a madeira. Esse tipo de Arte é muito conhecido e antigo. É uma atividade artesanal cujo propósito é transformar um simples desenho em relevo. As madeiras mais favoráveis a esse trabalho são as madeiras macias, por facilitarem o uso de ferramentas cortantes, comumente os formões.

 

 

Desde o começo de sua história, o homem fabrica utensílios e acessórios em madeira. Esse material sempre foi muito apreciado, talvez por sua grande quantidade na natureza. 

 

Hoje, a situação é diferente. Com o sucessivo desgaste da natureza, a madeira já não é mais tão abundante e isso fez com que o trabalho com ela tivesse que buscar alternativas. O trabalho com a madeira não é difícil, mas exige muita paciência e dedicação. As ferramentas disponíveis no mercado ajudam bastante no trabalho e o resultado é cada vez mais satisfatório. O artesanato em madeira é um mercado em franca expansão e conquista novos admiradores a cada dia. 

 

 

A madeira pode ser esculpida com as técnicas de baixo e de alto relevo. Na técnica de baixo relevo, a madeira é retirada na região exata do desenho que se quer fazer.

 

 

Já na técnica do alto relevo, a madeira é tirada ao redor do desenho, fazendo com que ele fique acima do suporte.

 

Não se pode falar de arte em madeira, sem citar Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ele é considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil, sendo que sua obra encanta o Brasil e o mundo até hoje.

 

 

Em suas obras, ele usava a pedra-sabão e a madeira. As características marcantes são a riqueza de detalhes e uma expressão tão viva e real que emociona as pessoas, diante de tamanha perfeição estética.

 

 

Esculturas de Aleijadinho

 

Em Resumo

A técnica do entalhe em madeira é tão antiga quanto a própria madeira. Com o passar do tempo, novas técnicas e possibilidades surgiram, mas a tônica permanece a mesma. Trabalhar a madeira em todos os seus formatos, texturas, cores e densidades tem resultado em obras de muita beleza e criatividade.

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!