Texto: Marchetaria

Marchetaria

A marchetaria é uma técnica ornamental na qual móveis, pisos, painéis e tetos são trabalhados com aplicações de pedras, madeira, metais, madrepérola e outros materiais, tendo como suporte a madeira. 

 

 

Nesse contexto, a técnica de se aplicar a madeira colorida em superfícies de madeira, encaixando-a para formar desenhos artísticos e decorativos, foi uma arte muito praticada pelos egípcios. Caixas para joias e móveis luxuosos ornamentavam os templos dos sacerdotes e os palácios dos faraós.

 

Hoje em dia, existem na Austrália, América do Norte e Europa algumas oficinas de marchetaria que mantêm a tradição dessa arte em madeira com refinadas produções artísticas, mas com um caráter renovado e atual. Essas oficinas também se dedicam a restaurar peças antigas e obras de arte.

 

O ponto alto da técnica consiste em tirar proveito dos diferentes tons da madeira aplicados nos desenhos. Com essas diferenças, pode-se dar ao desenho características de luz, sombra e profundidade, valorizando assim o efeito final do trabalho.

 

 

A marchetaria pode atuar nos seguintes setores:

 
  • Fabricação de acessórios;
 
  • Reciclagem de móveis;
 
  • Construção de objetos decorativos e utilitários;
 
  • Esculturas;
 
  • Quadros e painéis.
 

 

Em Resumo

A marchetaria é considerada um dos mais nobres resultados do trabalho feito com a madeira. É uma técnica que exige conhecimentos de escultura e de desenho, num trabalho conjunto de habilidade, força e paciência. A perfeição dos encaixes se reflete na qualidade da obra, e o resultado final encanta pela harmonia e pela originalidade. 

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!