Texto: Fisiologia da Visão

Fisiologia da Visão

O princípio de funcionamento do olho humano é, em tudo, semelhante a uma máquina fotográfica.
 

Córnea

Faz parte de um sistema de lentes que inclui, também, o cristalino, é responsável pelo início da convergência da luz que penetra no globo ocular.
 

Íris

Membrana colorida que dá cor aos olhos, tem como função controlar a quantidade de luz que penetra no globo ocular. Seu movimento, abrindo e fechando a pupila, faz parte da adaptação visual. Em ambientes claros, a pupila fecha-se reduzindo a quantidade de luz que penetra no globo ocular, em ambientes escuros, ocorre o inverso.
 

Cristalino

Lente esférica delgada, proteica, cuja função é manter a imagem focalizada sobre a retina. Pode ter sua distância focal alterada pela ação de um conjunto de músculos chamados de músculos ciliares, que fazem variar sua forma. Seu movimento focalizando a imagem é chamado de acomodação visual.
 

Retina

Membrana fotossensível que recobre o interior do globo ocular, leva as informações da imagem formada até nosso cérebro.
 
 
Ponto Próximo: é o ponto mais próximo do olho, em que temos visão nítida e confortável. Nas pessoas jovens com visão normal, situa-se a aproximadamente 25 cm. (PP)

Ponto Remoto: é o ponto mais distante para o qual temos visão nítida e confortável. O ponto remoto de uma pessoa com visão normal situa-se no infinito. (PR)
 
Zona de Acomodação = é a região compreendida entre os dois pontos, PP e PR. Nos jovens, vai de 25 cm do olho ao infinito.
 
O olho normal também é chamado de hemétrope.
 

Alterações na visão

Miopia

Normalmente provocada por um alongamento do globo ocular, ou excesso de convergência da córnea.
 
No olho míope, a imagem é formada antes da retina, como mostra a figura abaixo.
 
 
Consequências: aproximação do PP e do PR.
 
O míope só enxerga bem de perto, sua visão à distância é bastante deficiente.
 
Visão de um míope

Correção: uso de lentes divergentes.
 
Míope com lentes corretivas
 
O cálculo da convergência das lentes corretivas é feito usando a equação: #{{C}_{L}}=-\frac{1}{P{{R}_{M\acute{i}ope}}}#, em que PR M é o ponto remoto do míope.
 

Hipermetropia

Encurtamento do globo ocular. A imagem seria formada após a retina.
 
Consequências: afastamento do PP, o hipermetrope não tem boa visão próxima.
 
Correção: lentes convergentes.
 

A ilustração mostra a formação da imagem em um olho hipermetrope sem correção e com as lentes adequadas.
 
Equação para o cálculo da convergência das lentes corretoras de hipermetropia: #{{C}_{L}}=\frac{1}{P{{P}_{Normal}}}-\frac{1}{P{{P}_{Hiperm\acute{e}trope}}}#, em que PP N é o ponto próximo considerado normal e PP H o do hipermetrope.
 
Visão de um hipermetrope


Astigmatismo

É provocado por uma anormalidade na curvatura da córnea, normalmente uma curvatura cilíndrica. Corrige-se com o uso de lentes cilíndricas opostas ao defeito da córnea.
 
Visão de um astigmata

Espelhos planos de má qualidade sofrem de astigmatismo. Observe o que acontece com a imagem que você vê, quando se movimenta em relação ao espelho. Ela fica mais magra ou mais gorda conforme acontece seu movimento. Esse efeito é causado pelo astigmatismo.


Presbiopia ou presbitismo

Afeta as pessoas por volta dos 40 anos e é devida à perda do tônus dos músculos ciliares e, principalmente, por um crescimento exagerado do cristalino. O cristalino nunca para de crescer durante o período de vida de uma pessoa. Seu primeiro sintoma é a perda da visão próxima, afastamento do PP, por volta dos 40 anos, a pessoa tem que esticar o braço para poder ler. Isso se corrige com o uso de lentes convergentes. 
 
Nessa fase, a presbiopia é exatamente igual à hipermetropia. Com o passar do tempo, a pessoa começa a perder a visão a distância, que é corrigida também por lente convergente, mas com diferente convergência, de modo que, então, a pessoa utiliza óculos para perto e para longe, ou lentes bifocais, ou, ainda, as mais modernas multifocais.
 

Exercícios resolvidos
 
1. ( UFSCAR) Pince-nez é coisa que usei por largos anos, sem desdouro. Um dia, porém, queixando-me do enfraquecimento da vista, alguém me disse que talvez o mal viesse da fábrica.
 
(Machado de Assis. Bons Dias, 1888.)
 
Machado de Assis se via obrigado a utilizar lentes corretivas que, em sua época, apoiavam-se em armações conhecidas como pince-nez ou lorgnon, que se mantinham fixas ao rosto pela ação de uma débil força elástica sobre o nariz.
 
Supondo que Machado, míope, só conseguisse ver nitidamente objetos a sua frente desde que estes se encontrassem a até 2 m de seus olhos, e que ambos os olhos tivessem o mesmo grau de miopia, as lentes corretivas de seu pince-nez deveriam ser de vergência, em dioptrias: 
 
a) + 2,0
b) - 0,5
c) - 1,0
d) - 1,5
e) - 2,0
 
Resolução:
 
O ponto remoto do personagem está a 2 m de distância. #{{C}_{L}}=-\frac{1}{P{{R}_{M\acute{i}ope}}}#   #{{C}_{L}}=-\frac{1}{2}#   #{{C}_{L}}=-0,5\,di#
 
Resposta: B.

2. Qual é a distância focal da lente utilizada para corrigir a visão de uma pessoa que só consegue ler se o livro estiver a 50 cm de seus olhos? Considere que a lente deverá permitir que ela possa ler a 25 cm de distância.
 
Resolução:
 
Existe um afastamento do ponto próximo, isso caracteriza hipermetropia, se a pessoa é jovem, ou presbiopia, se é mais velha. Os dados definem que o PP do hipermetrope está a 50 cm e que o PP normal deve ser 25 cm.
 
#{{C}_{L}}=\frac{1}{P{{P}_{Normal}}}-\frac{1}{P{{P}_{Hiperm\acute{e}trope}}}#  como queremos a distância focal: #\frac{1}{f}=\frac{1}{P{{P}_{Normal}}}-\frac{1}{P{{P}_{Hiperm\acute{e}trope}}}#
 
#\frac{1}{f}=\frac{1}{25}-\frac{1}{50}# Como estamos calculando a distância focal, não existe a obrigatoriedade de se trabalhar em metros. #\frac{1}{f}=\frac{1}{50}#  f = 50 cm


Em Resumo

A miopia provoca perda da visão a distância e é corrigida com lentes divergentes. 
 
A hipermetropia faz com que não se veja bem a curtas distâncias e é corrigida com lentes convergentes.
 
O astigmatismo é devido a um defeito na curvatura da córnea que não é exatamente esférica, corrigi-se com o uso de lentes cilíndricas.
Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!