Texto: Arte Moderna no Século XX

Arte Moderna no Século XX

Chamamos de arte moderna as expressões artísticas que surgiram no período compreendido entre o final do século XIX e a metade do século XX. A arte moderna reflete os efeitos da Revolução Industrial na vida do homem de maneira geral como um fator desencadeante de mudanças definitivas em seu modo de pensar e de agir. Durante esse período, os artistas buscaram romper com velhas regras, na busca de um modo para expressar todas as mudanças impostas pela vida moderna. A nova proposta não se contentava em simplesmente representar a realidade; ela desejava mostrar a expressão da sensibilidade e da emoção. A funcionalidade da arte passou a ser uma questão importante, juntamente com a forma. 

 

 

Os artistas modernistas ansiavam por algo que se distanciasse da arte clássica e da natureza como modelo, ao mesmo tempo em que buscavam um conceito diferente do barroco e da arte renascentista. De um modo geral, a arte moderna relaciona-se com todos os outros conceitos das demais linguagens artísticas. Ela abrange o expressionismo abstrato, o cubismo, o neoplasticismo, o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo e o suprematismo. 

 

 

 

Ao contrário dos demais movimentos, a arte moderna buscou expressar o ser humano e o mundo ao seu redor através de uma nova visão. O começo dos anos 50 foi marcado pelo surgimento do minimalismo, da pop art e do expressionismo abstrato.

 

 

 

 

Em Resumo

A arte moderna compreende as manifestações artísticas surgidas no período compreendido entre o final do século XIX e a metade do século XX. Durante esse período, os artistas buscaram romper com as velhas normas e regras, na busca de um novo caminho para expressar as mudanças impostas pela vida moderna. A funcionalidade da arte passou a ser uma questão importante, juntamente com a forma. Os artistas modernistas ansiavam por um fazer artístico que se distanciasse da arte clássica e da natureza como modelo.

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!