Texto: Continentes e Oceanos

Continentes e Oceanos

A Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, resultado de uma formação ainda pouco conhecida, mas com várias teorias sobre o seu surgimento enquanto planeta. Da mesma forma que a vida se desenvolveu, o globo terrestre também desenvolveu o seu corpo. Estamos denominando aqui de corpo o conjunto composto por crosta terrestre, representada pelos continentes, e as águas oceânicas. Esse corpo forma o que chamamos de planeta Terra, com seus continentes e oceanos. A partir da exploração humana, as pessoas que habitaram o nosso planeta anteriormente a nós denominaram e classificaram as massas continentais e oceânicas, no intuito de reconhecê-las, e, principalmente, dar uma identidade a cada pedaço de terra ou água, tornando-a algo para além do espaço físico, mas um espaço político.

 

Continentes: do espaço físico ao espaço político

Os continentes integram a superfície terrestre, originada a partir da deriva continental.
 

Da Pangeia aos continentes atuais

 

A Teoria da Deriva dos Continentes, elaborada em 1912 pelo cientista alemão Alfred Wegener, explica a formação dos continentes a partir de uma única massa continental, a Pangeia

 

Com o passar de mais de 200 milhões de anos, a situação atual é apenas outro momento do deslocamento dos continentes. Daqui alguns milhões de anos, provavelmente os continentes não estarão na mesma disposição em virtude da movimentação lenta, mas constante, dos continentes sobre o substrato oceânico.

 

Atualmente, os continentes possuem nomes e populações que habitam esses espaços há milhares de anos. Alguns, a exemplo dos continentes americanos, sofreram ocupações de outras populações, habitantes de determinados continentes, tornando-os ainda mais diversos etnicamente em relação a outros. 

 

Os continentes não são propriedades de um só país, embora algumas nações possuam a influência não somente sobre os países vizinhos, mas sobre outros continentes. Essa questão de influência, ou poder, relaciona-se a aspectos culturais, econômicos e políticos. 

 

O mapa-múndi mostra a configuração atual dos continentes, apresentando-os:

 

 

Possuímos, portanto, seis continentes, incluindo a Antártida e agregando as Américas do Norte, Central e do Sul como um grande continente. Esses continentes estão divididos pelas massas oceânicas (aspecto físico) e por questões políticas, como é o caso da Europa e da Ásia.

 

Atenção

O Polo Norte não é considerado um continente, pois abaixo do gelo não há superfície terrestre. Dessa forma, não é caracterizado um continente, uma vez que se o gelo do Polo Norte derreter, apenas existirá o oceano sob o qual está a massa de gelo.

 

Os oceanos 

Os oceanos são águas salgadas distribuídas pelo planeta que circundam os continentes, ocupando uma área de cerca de 70% da superfície da Terra. Pudemos observar no mapa que temos os seguintes oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

 

O oceano Pacífico é o maior de todos, localizado entre os continentes americano e da Ásia/Oceania. Ele apresenta milhares de pequenas ilhas, principalmente no continente da Oceania. 

 

Por sua vez, o oceano Atlântico, segundo maior, banha toda a extensão do litoral brasileiro, estando entre a América e a Europa/África. Foi muito importante na época das grandes navegações, sendo usado por embarcações marítimas durante séculos na ligação do continente americano com a Europa.

 

Oceano Atlântico Ilha da Madeira (Portugal)

 

O oceano Índico, terceiro maior, é uma importante rota comercial de embarcações, pois conecta os continentes africano, o sul da Ásia e a Oceania. Por último, e menores, estão os dois oceanos glaciais: Ártico e Antártico. O termo glacial, que precede seus respectivos nomes, representa a localidade geográfica, nas proximidades dos polos e, assim, são formados também por gelo. 

 

Antártida e seu oceano

 

Em Resumo

A Terra é formada por continentes e oceanos constantemente em processo de transformação ao longo de seus 4,6 bilhões de anos. Essas modificações são lentas, incapazes de serem percebidas pela humanidade, recentemente nova no povoamento da Terra, se considerarmos a idade do planeta. Possuímos, dessa forma, seis continentes (considerando a América como um só continente) e cinco oceanos.

                                                                                                                                                                                                                                                                             

Já é cadastrado? Faça o Login!