Texto: Mondays

Mondays

Dizem que cada dia da semana tem uma vibração diferente. Somos mais amáveis na sexta-feira, véspera do fim de semana, e com certeza mais dispostos na quarta, pois já nos acostumamos com o ritmo e a rotina. Mas as segundas-feiras são sempre polêmicas. Será que elas são tão ruins assim? Vejamos os dias da semana novamente:
 
 

My Routine on Mondays

Que atividades são típicas do seu dia a dia? O que você faz na segunda? E na quarta? Inglês, piano, natação, judô... Os dias são mais especiais quando temos atividades diferentes. Vamos fazer uma revisão do Simple Present, usado para falar das atividades diárias.
 
 
Como vimos, o Simple Present é usado para falarmos de coisas habituais, verdades gerais e algo que acontece no presente. A estrutura é simples, mas temos de prestar atenção, pois, nesse tempo verbal, acrescentamos S aos verbos na terceira pessoa do singular ( she, he e it). Vejamos:
 
 

Você Sabia?

Em todo o mundo, muitas pessoas deixam de comer carne na segunda-feira. Nem todas são vegetarianas, mas elas acreditam que deixar de comer carne um dia na semana pode ser bom para a saúde e o meio ambiente. A produção de carne para consumo humano é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Saiba mais neste site:
http://www.meatlessmonday.com
 
 

People Around me

Outra coisa interessante sobre nossa rotina são as pessoas que vemos. Nem sempre nos encontramos com as mesmas pessoas todos os dias ou com a mesma intensidade. 
 
 
É importante perceber que, em Inglês, há dois tipos de pronomes para nos referirmos às pessoas: o pronome sujeito e o pronome objeto. Vejamos a tabela:
 

 

Atenção!

Alguns pronomes têm a mesma forma como objeto ou sujeito, a exemplo de caso you e it. Em relação ao it, usado para coisas, temos de prestar atenção a mais um fator: se estamos nos referindo a algo no singular, vamos usar it.
  • I like this movie. I like it.
    Eu gosto desse filme. 
    Eu gosto disso.
     
  • I like these shoes. I like them.
    Eu gosto desses sapatos. 
    Eu gosto deles.
 
 

Different People

Durante a semana encontramos muitas pessoas, como amigos, familiares, colegas. Para descrever essas pessoas queridas, usamos adjetivos. Vamos conferir: 
 
 
Outras características para descrever pessoas:
 
 

Amazing People

Para descrever a personalidade de uma pessoa, usamos outros tipos de adjetivos. Vejamos:
 
 
Você acabou de ver mais adjetivos, os quais não descrevem características físicas, mas sim a personalidade. Uns são mais tímidos, outros mais sociáveis, mas isso tanto faz, desde que respeitemos as diferenças.

Também descrevemos nas legendas o que essas pessoas estão fazendo, ou seja, as ações. Para falar de ações que fazemos perto do momento da fala ou para descrever ações, como numa fotografia, usamos o Present Continous ou Present Progressive. Vamos revisar:
 
 
Então, a estrutura do Present Continuous, como você se recorda, é:
 
 

Saiba Mais!

Na primeira segunda-feira depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, celebra-se a Cyber Monday (segunda cibernética). Nesse dia, as pessoas são estimuladas a comprar pela internet, pois milhares de sites oferecem promoções. Comprar na internet tem vantagens e desvantagens. Primeiramente temos de pensar no consumo consciente sem compulsão e, em seguida, saber se o site no qual estamos comprando é verdadeiro e confiável. Essa sim é uma segunda-feira divertida, mas jamais compre na internet sem a supervisão de seus responsáveis. 
 
 

Em Resumo

A semana tem vários dias, sendo que cada um possui uma atividade diferente. Lembre-se de que, para falar de atividades no presente, usamos o Simple Present; para falar das pessoas ao nosso redor, utilizamos os pronomes sujeito e objeto; para descrever as qualidades das pessoas, empregamos adjetivos para descrever a aparência e a personalidade; e para falar sobre o que essas pessoas estão fazendo no momento, usamos o Present Continous.


Referências

CARTER, Ronald; MCCARTHY, Michael. Cambridge grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
MURPHY, Raymond. Essential grammar in use. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!