Texto: Elementos Básicos da Composição Visual

Elementos Básicos da Composição Visual

Todo trabalho artístico é antes de tudo uma composição. Para entendermos esse conceito, é necessário reconhecer os termos que sustentam essa linguagem e as leis que organizam a composição desses elementos. Entende-se por composição a organização dos elementos artísticos de acordo com os princípios da estética e da harmonia.

 

Elementos da Linguagem Visual

A linguagem visual é composta por elementos denominados formais, que fazem parte da arte como um todo e transmitem ideias, sentimentos e sensações. São eles: 

 

  • Ponto;
  • Linha;
  • Textura;
  • Cor;
  • Valor;
  • Forma;
  • Figura; e
  • Espaço. 

 

Vejamos alguns elementos da linguagem visual e suas definições:

 

Ponto 

O ponto é a representação mais simples da linguagem visual, que pode ser feita através da aplicação de uma infinidade de materiais diferentes sobre superfícies distintas, resultando, portanto, em características variadas, que, por sua vez, terão interpretações diferentes.

 

Linha 

Na linguagem visual, a linha é considerada uma unidade expressiva, podendo variar de tamanho, direção, cor e espessura. 

 

 

  • Curva:    
  • Reta:   
 

 

 

 

 

Espiral:   

 

Quebrada

 

 

Sinuosa:     

 

Textura

Entende-se por textura o relevo que podemos sentir na superfície dos objetos através do toque ou da observação. A textura pode ser lisa, enrugada, macia ou áspera, podendo também transmitir sensações, como aconchego, frio, conforto, etc.

 

 

Cor

Todos os objetos, quando são iluminados, emitem ondas que nos fazem enxergar uma determinada cor, que, por sua vez, é percebida de maneira diferente por cada pessoa, pois ela está diretamente ligada ao olhar de quem a vê. A cor tem três propriedades: tom, intensidade e valor. O tom ou matiz é o nome da cor; a intensidade define a pureza da cor ou o quanto ela tem de mistura; e o valor indica a quantidade de preto ou branco que ela possui, ou seja, a claridade ou a escuridão da cor. 

 

 

Forma

As formas podem ser figurativas, estilizadas ou abstratas. As formas figurativas são cópias feitas da realidade; as estilizadas são o resultado da interpretação particular do artista de uma realidade; e as abstratas são aquelas criadas livremente pelo artista. 

 

 

Figura

A relação figura e fundo define a forma.

 

  • Forma positiva = Figura
  • Forma negativa = Fundo
 

 

Espaço

No estudo da linguagem visual, podemos definir o espaço como bidimensional e tridimensional. Espaço tridimensional é o espaço real, no qual as obras estão inseridas, já o bidimensional é a representação do espaço tridimensional em uma superfície bidimensional.

 

Em Resumo

Todo trabalho artístico é, antes de tudo, uma composição visual, que, por sua vez, é a organização dos elementos artísticos de acordo com os princípios da harmonia e da estética. Os elementos da linguagem visual são o ponto, a linha, a textura, a cor, o valor, a forma, a figura e o espaço. O espaço tridimensional é o espaço real, no qual as obras estão inseridas, e o espaço bidimensional é a representação do espaço tridimensional em uma superfície bidimensional.

Já é cadastrado? Faça o Login!