Texto: O que Estuda a Física?

O que Estuda a Física?

Algumas centenas de milhares de anos atrás, um hominídeo, nosso ancestral, provavelmente por acaso, descobriu que, com um osso ou um pedaço de pau seguro em suas mãos, poderia desferir um golpe muito mais poderoso do que o usual. Naquele instante, embora ele não soubesse disso, a física foi descoberta. 

 

 

Nossos ancestrais tinham uma vida muito difícil: não eram muito fortes, nem muito rápidos; não eram muito grandes, nem pequenos o bastante para passarem despercebidos. Em um mundo cheio de poderosos predadores, tinham um futuro muito incerto, até o momento em que seu cérebro começou a sobrepujar o de seus predadores e de suas presas.

 

 

A partir desse ponto, passaram a usar a física para compensar suas deficiências naturais, e chegaram ao ponto de se tornarem a criatura mais poderosa deste planeta.

 

No princípio, fazíamos uso da física de modo completamente inconsciente. Sabíamos que uma lança devidamente atirada era capaz de matar um grande animal, só não sabíamos como, nem por que isso acontecia. 

 

 

À medida que nosso cérebro evoluía, começamos a perceber certos detalhes que faziam toda a diferença. Uma lança, por exemplo, quanto mais rapidamente era atirada, maior o estrago produzido e, quanto mais pesada, gerava um dano equivalente. Entretanto, se muito pesada, era difícil de atirar com muita rapidez. Havia um tamanho e um peso ideais para cada pessoa. Assim, na base do empirismo, da experimentação, da tentativa e do erro, lentamente a lança foi sendo aprimorada.

 

Empirismo: Método de Tentativa e Erro

Um rato preso em um labirinto, se tiver tempo suficiente, pode acabar achando uma saída de tanto tentar aleatoriamente. Essa forma de aprender experimentando, através de tentativas e erros, é chamada empirismo.

 

 

Método Científico

Um homem que deixasse cair uma moeda em um bueiro, poderia pensar assim:

 

  • Meu braço não passa pelas grades, mas uma varinha fina sim, com a varinha eu posso atingir a moeda.
 
  • A varinha não tem dedos para pegar a moeda, mas um chiclete preso a ela poderia grudar na moeda.

 

Dessa forma, a moeda poderia ser recuperada.

 

Veja que cada problema foi identificado, como chegar até a moeda e como apanhá-la, e soluções foram encontradas para cada um deles: a varinha chega até lá e, o chiclete gruda na moeda. Isto é o método científico. A física usa o método científico para tentar descobrir o funcionamento de nosso universo.

 

Existem limitações e, principalmente, leis e princípios que não podem ser burlados. Por exemplo, um objeto qualquer abandonado no ar vai cair. Esse fato óbvio resulta de uma lei física que chamamos de Lei de Newton da Gravitação Universal. Newton é o nome do homem que a enunciou há uns trezentos anos. 

 

A física preocupa-se em conhecer o funcionamento das leis que regem os fenômenos do nosso universo. Ela se dedica a estudar e compreender, utilizando o método científico, os fenômenos naturais.

 

O universo é regido por leis e princípios e a física se preocupa em estudar e compreender seu funcionamento.

 

 

O que a Física Estuda?

À medida que nosso conhecimento sobre essas leis foi se tornando mais completo, começamos a perceber a necessidade de uma ordenação mais meticulosa de tudo o que descobríamos. Para isso, a física foi dividida em diversos campos, dos quais os mais importantes para nosso estudo são:

 

Mecânica

Parte da física que estuda os movimentos dos corpos e a razão de eles acontecerem.

 

Termologia

Estuda o calor e o que acontece quando os corpos trocam calor uns com os outros.

 

Eletricidade

Estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas manifestações.

 

 

Óptica

Trata da luz e de como nossos olhos podem percebê-la.

 

 

Ondulatória

Estuda o comportamento das ondas e como nosso corpo, principalmente nossos ouvidos, pode senti-las.

Cada uma dessas áreas é dividida em outras menores, que serão vistas durante o desenvolvimento de cada tema.

 

 

Em Resumo

Todos os eventos acontecem sempre obedecendo a certos princípios e leis. A física é a área das ciências que estuda como funcionam essas leis.

 

Já é cadastrado? Faça o Login!