Texto: Música Popular Brasileira

Música Popular Brasileira

A música popular nasceu no período colonial sendo fruto da mistura de estilos variados. Entre os séculos XVI e XVIII, houve uma grande mistura envolvendo as cantigas populares, as músicas religiosas, as músicas eruditas europeias, as fanfarras militares, os sons de origem africana e os cantos típicos indígenas. 

 

 

Já entre os séculos XVIII e XIX, nas cidades mais desenvolvidas onde a população era maior, dois ritmos que marcaram a história da Música Popular Brasileira se destacaram: a modinha e o lundu. A modinha se caracterizava por uma batida suave e trazia os traços eruditos de origem portuguesa. O lundu possuía um tom sensual e um ritmo dançante, característicos da origem africana. 

 

O chorinho surgiu na segunda metade do século XIX. Ele resultou da mistura da modinha, do lundu e da dança de salão europeia. Naquela época, a cantora Chiquinha Gonzaga lançou a música Abre alas, que se tornou uma das canções carnavalescas mais conhecidas da história.

 

 

No início do século XX, dos morros do Rio de Janeiro começam a surgir as bases do que viria a ser o samba. As rodas de capoeira, com seus batuques e batidas em homenagem aos orixás, se misturavam aos batuques carregados de cadência e energia. A participação de mulatos e negros fez o carnaval tomar forma e corpo e, em 1917, foi composto o primeiro samba de que se tem notícia: Pelo telefone.

 

No período de 1920 a 1930, o rádio se popularizou e a música popular brasileira deu um grande salto. À época, nomes como Ary Barroso, Dorival Caymmi, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa começam a escrever seus nomes na história da música. 

 

 

Ao final da década de 1950, surgiu a bossa nova. Tratava-se de um estilo suave e sofisticado que cantava as belezas brasileiras, tendo como representantes o inesquecível Tom Jobim e João Gilberto. A década de 1960 foi marcada pelo surgimento da Jovem Guarda, em que despontaram os nomes de Erasmo Carlos, Wanderléa e Roberto Carlos. Já os anos 1970 destacaram Rita Lee e Raul Seixas, no cenário do rock brasileiro, e Tim Maia e Jorge Ben Jor, no funk nacional. Enquanto isso, nos anos 1980 e 1990 surgiram vários estilos musicais de sucesso, muitos deles frutos da influência musical do exterior. O Rock In Rio impulsionou o rock nacional e fez história, sendo lembrado até hoje em razão de sua influência.

 

A música sertaneja foi a grande vedete dos anos 1990. Surgiram ícones sertanejos que conquistaram definitivamente uma considerável parcela do mercado musical. O dia da MPB é comemorado em 27 de setembro.

 

 

Em Resumo

A origem da Música Popular Brasileira repousa na época da colonização. É o resultado da mistura de vários estilos, batidas e ritmos.  A música popular cresceu com o desenvolvimento do país, revelando costumes, crenças, talento e criatividade. Ainda hoje, ela surpreende conquistando novos públicos e mostrando novas tendências, além de manter em sua essência a brasilidade que lhe é peculiar. 

Já é cadastrado? Faça o Login!