Texto: Arte Contemporânea Brasileira

Arte Contemporânea Brasileira

Para entender melhor a ideia de arte contemporânea, podemos dividir e organizar a linha do tempo da seguinte maneira:

 

  • Década de 1950: Período de construção desse conceito;
 
  • Década de 1960: O tropicalismo, movimento carregado de alegria, irreverência e um certo ar de deboche;
 
  • Década de 1970: A arte é vista como ideia, atrelada à tecnologia;
 
  • Década de 1980: A pintura surge aliada à ideia de prazer.
 

 

A arte contemporânea se caracteriza por uma ampla disposição para o experimentalismo, conduzindo os artistas por um processo em que as tecnologias, as linguagens e os materiais se fundem. Também denominada pós-modernismo, a arte contemporânea propõe uma nova forma de representação das questões sociais. Ela se fundamenta, principalmente, naquilo que afeta a coletividade, seja nas relações humanas, na mídia, em conceitos e ideias ou na própria arte. Ela combina uma mescla de linguagens artísticas, sejam elas imagens, instalações, performances, textos ou variadas tecnologias em conjunto.

 

 

A mistura dessas linguagens e possibilidades em uma mesma obra promove a coexistência de elementos de culturas diferentes em harmonia, gerando um aumento considerável no significado da arte.

 

As bienais são o espaço onde os gostos e os costumes de várias partes do mundo se encontram e atingem um número cada vez maior de pessoas. Os anos 1960 favoreceram a decadência do abstracionismo, dando lugar a uma arte que representava o consumo e a comunicação em massa. 

 

Nesse contexto, a arte dos anos 1970 se caracteriza pela reflexão, pela razão e pelo uso do conceito de tecnologia. O momento de transição para os anos 1980 foi marcado pela retomada da pintura e por grandes mudanças no panorama artístico. No início dos anos 1990, a arte absorveu características do que acontecia em outros países, por exemplo, fazendo com que o público participasse e até interferisse de maneira concreta na obra do artista.

 

 

Em Resumo

A principal característica da arte contemporânea é sua disposição para o experimentalismo e a mescla de linguagens artísticas diferentes. Também chamada de pós-modernismo, propõe um novo formato para retratar as questões sociais, levando em conta sempre a coletividade. 

Já é cadastrado? Faça o Login!