Texto: A Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média

As artes mais expressivas da Idade Média foram a arquitetura, a escultura e a pintura. O marco da arte medieval foi a construção de igrejas majestosas e, nesse contexto, destacaram-se o estilo gótico e o estilo românico. Podemos definir o estilo românico como uma evolução da arte romana. Sua principal característica é a construção do teto em abóbada e do arco pleno, sustentado por colunas. O objetivo maior da arquitetura românica foi a edificação de templos duráveis e fortes, que não pudessem ser destruídos.

 

Arquitetura Românica

Na arquitetura, o estilo românico impressionava pela sensação de extrema solidez que transmitia em suas construções. Grossas colunas e paredes maciças eram usadas para exprimir uma ideia de segurança. As janelas eram, em sua maioria, em pequenas quantidades e sempre estreitas, pois do contrário poderiam enfraquecer as paredes.

 

 

O Estilo Gótico

Na arquitetura, destacaram-se as catedrais. Elas eram monumentos edificados compondo um movimento em direção aos céus. As abóbadas são mais leves que as do estilo românico.

 

 

 

O peso da construção na arquitetura gótica é distribuído externamente, por meio de um recurso arquitetônico chamado arcobotante. Com isso, puderam reduzir a grossura das paredes e das colunas e elevar os tetos a alturas inimagináveis, além de abrirem janelas onde quisessem. 

 

Outra característica marcante desse estilo é a presença de enormes vitrais, pelos quais a passagem da luz dava a impressão de que o ambiente era ainda maior.

 

Na pintura, o estilo gótico fez-se presente em relevos e painéis de madeira. A pintura tem um aspecto de naturalidade e adquire um colorido vibrante. Surgem as pinturas com base nos fundamentos da perspectiva, e isso se reflete numa melhor proporção entre forma e fundo.

 

 

 

Na escultura, a arte gótica está relacionada à arquitetura. A expressão facial e os movimentos têm mais vida, e as figuras acabam por apresentar um resultado mais natural.      

                            

 

 

Em Resumo

As artes mais expressivas da idade média foram a pintura, a arquitetura e a escultura. Na arquitetura, a arte romana impressionava pela sensação de extrema solidez e segurança. Na pintura, o estilo gótico fez-se presente em relevos e painéis de madeira. Na escultura, a expressão facial e os movimentos são perfeitos e as figuras apresentam um resultado natural. 

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!