Texto: Concordância Verbal

Concordância Verbal

Para existir a concordância verbal, é necessário que o verbo concorde com o sujeito em número e pessoa. 
 
 
Todavia, existem outros casos nos quais podemos encontrar esses tipos de concordância, os quais serão vistos a seguir.
 
 

Concordância do Verbo com o Sujeito Simples

Nesse tópico ocorrerão quatro casos:
 
  • O verbo ficará no singular quando o sujeito for representado por um substantivo coletivo. 
 
  • O verbo ficará na 3ª pessoa quando o sujeito for um pronome de tratamento.
 
  • Quando o sujeito for representado pelo pronome relativo que, o verbo concordará com o antecedente do pronome.
 
  • O verbo ficará na 3ª pessoa do singular ou concordará com a pessoa do antecedente do pronome quando o sujeito for representado pelo pronome relativo quem. 


Concordância do Verbo com o Sujeito Composto 

  • O verbo ficará no plural quando o sujeito composto estiver anteposto a ele. 
 
  • Quando o sujeito for composto e aparecer posposto ao verbo, este concordará com o elemento mais próximo ou ficará no plural:
 
  • Quando, dentro de uma oração, o sujeito composto for constituído por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural. Caso houver 1ª pessoa (eu e nós), ela prevalecerá sobre as outras; já se houver 2ª pessoa (tu e vós), o verbo poderá ficar na 2ª ou na 3ª pessoa do plural. 


Concordância do Verbo Ser

O verbo ser é um verbo de ligação, como já sabemos, e ele poderá concordar tanto com o sujeito quanto com o predicativo. Observe:
 
 

Ao indicar tempo e distância, o verbo ser concordará com o predicativo e a oração não apresentará sujeito, pois o verbo será impessoal. 
 
 

Casos Especiais

Existem três casos especiais com o uso do se. Vejamos:
  • O se poderá aparecer como pronome apassivador. Nesse caso, os verbos transitivos diretos, quando forem apassivados pelo pronome se, vão concordar com o sujeito. 
 
Na voz passiva analítica, essa frase ficará assim:
 
 
  • O se pode se apresentar como índice de indeterminação do sujeito. Nesse caso, os verbos de ligação, intransitivos e transitivos diretos, quando forem seguidos do pronome se (como índice de indeterminação do sujeito), ficarão na 3ª pessoa do singular, pois o seu sujeito é indeterminado. 
 
  • Verbos Impessoais
Com os verbos impessoais, temos orações sem sujeito. Então, eles ficam na 3ª pessoa do singular. Os verbos impessoais são:
 
→ Os que indicam fenômenos da natureza:
 
 
→ O verbo haver com sentido de existir.
 
 
→ Os verbos haver e fazer indicando tempo. 
 
 

Em Resumo

Para existir a concordância verbal, é necessário que o verbo concorde com o sujeito em número e pessoa. No que se refere à concordância do verbo com o sujeito simples, o verbo ficará no singular quando o sujeito for representado por um substantivo coletivo; o verbo ficará na 3ª pessoa quando o sujeito for um pronome de tratamento; quando o sujeito for representado pelo pronome relativo que, o verbo concordará com o antecedente do pronome; o verbo ficará na 3ª pessoa do singular ou concordará com a pessoa do antecedente do pronome quando o sujeito for representado pelo pronome relativo quem. Já em relação à concordância do verbo com o sujeito composto, o verbo ficará no plural quando o sujeito composto estiver anteposto a ele; quando o sujeito for composto e aparecer posposto ao verbo, este concordará com o elemento mais próximo ou ficará no plural; quando, dentro de uma oração, o sujeito composto for constituído por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural. Caso houver 1ª pessoa (eu e nós), ela prevalecerá sobre as outras; já se houver 2ª pessoa (tu e vós), o verbo poderá ficar na 2ª ou na 3ª pessoa do plural. Quanto à concordância do verbo ser, este é um verbo de ligação, como já sabemos, e poderá concordar tanto com o sujeito quanto com o predicativo; ao indicar tempo e distância, tal verbo concordará com o predicativo e a oração não apresentará sujeito, pois o verbo será impessoal. Por fim, com os verbos impessoais, temos orações sem sujeito; então, eles ficam na 3ª pessoa do singular.
Já é cadastrado? Faça o Login!