Texto: Sujeito e suas Classificações

Sujeito e suas Classificações

Neste tópico, vamos relembrar alguns termos que já foram aprendidos nos anos anteriores.  Você já estudou que uma oração geralmente contém dois elementos, também chamados de termos essenciais: o sujeito e o predicado. Aqui, vamos falar mais sobre o sujeito. 
 


Sujeito

O sujeito é o termo de uma oração que tem por finalidade informar de quem ou do que ela se trata. É importante saber que esse termo essencial geralmente é o termo da oração com o qual o verbo concorda. 
 
 
 
Como podemos observar, no primeiro exemplo o verbo foi está no singular, pois concorda com o sujeito que é simples e também está no singular. Já a segunda oração contém dois núcleos. Nela está presente um sujeito composto Ana e Carlos; portanto, o verbo concorda com ele no plural. 


Tipos de Sujeito

O sujeito pode ser composto por um substantivo, um pronome ou uma palavra ou expressão substantivada. 
 
 
 
Observamos que o núcleo do sujeito, isto é, a palavra que dá base a ele, pode ser um substantivo ou um pronome.

O sujeito pode ser classificado em:
  • Simples: Caracteriza-se pela presença de apenas um núcleo.
 
  • Composto: Caracteriza-se pela presença de mais de um núcleo na oração. 
 
  • Oculto: Esse era o nome usado antigamente; atualmente, os nomes mais usados são sujeito elíptico ou desinencial. Temos esse tipo de sujeito quando ele está implícito, ou seja, quando não está expresso, mas podemos deduzir isso pelo contexto da oração. 
 
  • Indeterminado: Ele ocorre quando não é indicado na oração.
 
 
O sujeito pode ser indeterminado de duas formas. Vejamos:
  • Quando colocamos o verbo na 3ª pessoa do plural ou o auxiliar, se houver uma locução verbal:
 
  • Quando empregamos verbos intransitivos, transitivos indiretos e verbos de ligação na 3ª pessoa do singular, adicionando a eles o pronome se (índice de indeterminação do sujeito):
 
  • Sem sujeito: Pode ser observada quando a ação verbal não é atribuída a ninguém. Esse tipo de oração é constituída por uma enunciação de um fato pelo predicado; porém, tal fato não é atribuído a nenhum ser. Nessas orações, o verbo é impessoal.
 
 
Verbos impessoais: Não possuem sujeito e são usados na 3ª pessoa do singular. Vejamos o que indicam os principais verbos dessa classificação:
  • Fenômenos da natureza: Chover, trovejar, nevar, fazer calor, fazer frio, entre outros. 
 
  • Verbo haver: Com o sentido de existir.
 
  • Verbos fazer, haver e ir: Ao indicarem ideia de tempo decorrido. 
 
  • Verbos ser e estar: Quando indicarem tempo ou fenômenos meteorológicos.
 

Em Resumo

O sujeito é o termo de uma oração que tem por finalidade informar de quem ou do que ela se trata. Ele é classificado em simples, composto, oculto ou indeterminado. Há, ainda, a oração sem sujeito.
Já é cadastrado? Faça o Login!