Texto: Teatro de Rua

Teatro de Rua

O teatro de rua é uma modalidade teatral particular na qual os atores se presentam em espaços abertos, na maioria das vezes, nas cidades. Nessa atividade, entende-se por rua o espaço aberto apto para receber um espetáculo teatral, como praças, parques, monumentos etc. O espaço urbano, assim como tudo o que há dentro dele, é mais do que simplesmente o espaço da representação. O espetáculo se aproveita do cenário, apropriando-se da paisagem.

 

 

Os motivos de se optar pelo teatro de rua são variados, mas o principal deles é levar o teatro até as pessoas que não têm acesso ao teatro dito convencional. Ao fazer o teatro de rua, o artista descobre uma nova plateia, até então desconhecida. Essa plateia é completamente heterogênea, envolvendo pessoas de todas as classes sociais, idades e níveis de escolaridade. Hoje, tudo parece acontecer muito rápido. Quase nem percebemos o que está à nossa volta e o significado do que nos rodeia. O teatro de rua surge como uma janela por onde podemos vislumbrar o inesperado, o inusitado. Ele, de forma surpreendente, interrompe a rotina da pressa e leva o passante a parar um pouco  para sonhar e, quem sabe, refletir sobre si mesmo e sobre o mundo. 

 

No Brasil, o teatro de rua surgiu primeiramente como uma voz de repúdio à ditadura dos anos 1980, logo após o regime militar. Sua tônica era voltada para a política. Hoje, seu cunho, embora ainda crítico, apresenta objetivos mais artísticos e uma postura mais estética. A maioria dos grupos teatrais adota lugares para se apresentar, ajudando as comunidades, reformando lugares abandonados e os transformando para suas apresentações.  

 

Atualmente, há notícia de várias mostras e festivais de teatro de rua. Isso é muito importante, pois a discussão é o caminho para tornar essa arte mais compreendida por todos. O teatro de rua brasileiro está organizado, sendo representado por várias instituições que, junto com outros movimentos, originou uma organização nacional, resultando na criação da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

 

 

Em Resumo

Podemos dizer que o teatro de rua é uma arte pouco valorizada no Brasil. Ele é uma ponte poderosa entre a Arte e as pessoas que não têm acesso à cultura e à Arte. Embora alguns não o reconheçam como Arte, assim como a maioria das artes populares, o teatro de rua é persistente, resistente e determinado.                                                                                                                                                                                   

Vamos Praticar?
Já é cadastrado? Faça o Login!