Texto: Pronomes Possessivos e Pronomes Demonstrativos

Pronomes Possessivos e Pronomes Demonstrativos

Em nosso cotidiano, usamos muito os pronomes. Vamos relembrar e aprender mais sobre o seu conceito.
 


Pronomes Possessivos

 
Ao analisarmos a palavra meu, observamos que ela indica a pessoa que possui, eu, e o carro é o objeto ou a coisa possuída. Portanto, meu é chamado de pronome possessivo, pois ele indica a pessoa que tem a posse do objeto ou da coisa referente às três pessoas do discurso (1ª, 2ª e 3ª pessoa). 

Verifique abaixo os pronomes possessivos, de acordo com as três pessoas do discurso.
 


Pronomes Demonstrativos

 
 
 
Ao ler as frases e observar as imagens acima, verificamos que no primeiro caso a criança está tocando no livro, ou seja, o livro está muito perto dela e há o uso do pronome este; já no segundo caso, observamos que a criança não está tocando na pessoa do João, mas eles estão próximos; então, há a utilização do pronome esse; por fim, a criança está longe do seu vizinho; logo, ela diz aquele.
 
Assim sendo, pronomes demonstrativos servem para situar as pessoas ou as coisas no espaço, no tempo ou no próprio texto. E eles têm uma relação com as três pessoas do discurso, bem como os pronomes possessivos. 
 
  • Pronomes de 1ª pessoa
 
  • Pronomes de 2ª pessoa
 
  • Pronomes de 3ª pessoa
 

Emprego dos Pronomes Demonstrativos

Para utilizar o pronome demonstrativo, devemos estar atentos com as três relações de lugar, de tempo e de discurso. Vejamos:
  • Em relação ao lugar
 
  • Em relação ao tempo
 
  • Em relação ao discurso


Em Resumo

O pronome possessivo indica a pessoa que tem a posse do objeto ou da coisa referente às três pessoas do discurso (1ª, 2ª e 3ª pessoa). 
Já é cadastrado? Faça o Login!