Texto: Sistema Endócrino

Sistema Endócrino

O sistema endócrino ou hormonal é responsável pela coordenação das funções e do equilíbrio do organismo, junto com o sistema nervoso. O mecanismo de regulação dá-se através de estímulos químicos, ou seja, o controle das diversas funções do sistema endócrino no organismo é efetuado por hormônios. Todo hormônio é produzido por uma glândula, que possui um órgão-alvo.
 
 
Glândulas do sistema endócrino
 
 
 

Principais Glândulas Endócrinas do Corpo Humano

O sistema endócrino é constituído por glândulas, que secretam hormônios diretamente para a corrente sanguínea. As principais glândulas que compõem o sistema endócrino são: hipotálamo, hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenais, testículos e ovários. As glândulas são controladas pelo sistema nervoso ou por outras glândulas. Existem mecanismos de autocontrole, chamados de feedback ou retrocontrole. Esse mecanismo ocorre quando uma primeira glândula estimula outra e esta produz um hormônio que pode estimular ou inibir a primeira. 
 
 


Os Hormônios

Hormônios são substâncias orgânicas que em geral são de origem lipídica ou proteica. Atuam como mensageiros químicos, sempre estimulando ou inibindo a ação de um órgão-alvo. Os diversos hormônios produzidos no corpo humano realizam funções relacionadas com o crescimento, a diferenciação celular, o metabolismo energético, a reprodução, dentre outras.
 
 

 

Quadro Geral das Glândulas, dos Hormônios e de suas Funções.

Hipotálamo

O hipotálamo localiza-se na porção central da base do cérebro.  Sua principal função é a manutenção da homeostase e, por isso, possui uma importância estratégica para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas. Outras funções:
 
 
  • É considerado o centro da sede, da fome, local das emoções e o termostato do corpo;
 
  • Controla o sistema nervoso autônomo;
 
  • Controla a hipófise (glândula pituitária).
 
 

Hipófise

A hipófise ou pituitária é uma glândula bem pequena (do tamanho de uma ervilha) localizada na base do cérebro, bem próxima ao hipotálamo. Conhecida como glândula mestre, atua principalmente na regulação de outras glândulas. É constituída por duas porções: o lobo anterior, ou adeno-hipófise, e o lobo posterior, ou neuro-hipófise.
 
 
 
 


Tireoide

A glândula tireoide localiza-se na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. Divide-se em duas porções, ou lobos, ao lado da traqueia, que estão ligados por uma ponte de tecido glandular chamada istmo. Os hormônios da tireoide estão relacionados com a regulação do metabolismo e o equilíbrio das concentrações de cálcio. Entre esses hormônios, destacam-se a tiroxina e a triiodotironina, que possuem iodo na sua composição.

 
 
 
 

Paratireoide

São quatro pequenas glândulas localizadas ao redor da tireoide. O hormônio produzido é o paratormônio, fundamental para a manutenção de níveis saudáveis de cálcio no sangue. Atua de três formas:
 
 
  • Estimula a liberação de cálcio dos ossos para o sangue;
 
  • Promove a absorção de cálcio dos alimentos pelo sistema digestivo;
 
  • Estimula a reabsorção de cálcio nos túbulos renais
 
 


Suprarrenais

As glândulas suprarrenais ou adrenais estão em pares na porção superior dos rins. Produzem vários hormônios, que desempenham uma multiplicidade de funções. Uma glândula suprarrenal é formada por duas partes distintas: o córtex (região cortical ou periférica) e a medula (porção central). São controladas pelo hipotálamo e pela hipófise, sendo que o córtex e a medula realizam funções bem diferentes.
 
 
 
 


Pâncreas

O pâncreas é considerado uma glândula mista, pois possui uma secreção exócrina (suco pancreático) e uma secreção endócrina (os hormônios insulina e glucagon). Localiza-se atrás do estômago, junto à porção superior do intestino.
 
 
 
 

 

Testículos

Os testículos são órgãos relacionados com o sistema reprodutor masculino. Localizam-se no interior do escroto e desempenham um importante papel na fertilidade masculina, pois é o local da produção de espermatozoides. Além disso, os testículos são responsáveis pela produção de testosterona.
 
 
 
 

Ovários

Os ovários são órgãos que compõem o aparelho reprodutor feminino. Local da ovulogênese, também está diretamente relacionado com a produção de dois hormônios sexuais femininos: o estrógeno e a progesterona.
 
 
 
 

Em Resumo

O sistema endócrino é composto pelas glândulas secretoras de hormônios. Essas substâncias são lançadas na corrente sanguínea e desempenham um conjunto de funções reguladoras e coordenadoras. As principais glândulas endócrinas são: hipotálamo, hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenais, testículos e ovários. 
Já é cadastrado? Faça o Login!