Texto: Fusos Horários no Brasil

Fusos Horários no Brasil

Já aprendemos no ano anterior o que é o fuso horário e o motivo de ele existir. Neste ano, aprenderemos os fusos horários do Brasil. É preciso lembrar que o nosso país possui dimensões continentais, impossibilitando que tenhamos em todos os lugares a mesma hora. Caso isso acontecesse, algumas cidades brasileiras teriam horários estranhos de dia e noite, amanhecendo e escurecendo mais tarde que o horário normal.

 

 

Os Diferentes Fusos no Território Brasileiro

Atualmente, o Brasil apresenta três fusos horários. Até o ano de 2008, o Brasil possuía quatro, sendo o estado do Acre o único estado a ter um fuso diferente de todas as demais localidades. Para não ficar tão diferente do horário do restante do país, convencionou-se que o Acre teria o mesmo fuso de alguns estados brasileiros localizados em meridianos próximos a ele.

 

Fuso Horário Oficial

O fuso de Brasília é o fuso horário oficial do Brasil. Assim, a maioria dos estados brasileiros adota o fuso horário oficial de Brasília. O mapa acima ilustra como fica em cada estado o fuso horário. Fernando de Noronha, por exemplo, uma ilha localizada na região Nordeste possui uma hora a mais de fuso horário, pois está fora do fuso horário oficial. Estados como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, dentre outros possuem fuso horário de menos uma hora em relação à Brasília e às localidades que seguem o fuso horário oficial.

 

Como Funciona a Diferença de Horário entre as Localidades

Vamos imaginar o seguinte: 

 

Você está em Brasília e precisa viajar para o Rio Branco, capital do Acre. Se a viagem de avião demora cerca de quatro horas, isso que dizer que se você embarcar às 13 horas e chegar após o tempo necessário do trajeto de avião, o desembarque aconteceria às 16 horas. Não entendeu?

 

Como em Rio Branco (AC) é apenas uma hora de diferença de fuso horário em relação ao fuso oficial de Brasília, a conta fica bastante simples. Basta somar o trajeto e subtrair pela diferença de fuso horário. Se considerarmos apenas o tempo de viagem, vamos cometer o erro de achar que nos dois locais é o mesmo fuso. E não é assim!

 

Atenção!

Os estados brasileiros das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul adotam o horário de verão como forma de economia de energia, entre os meses de outubro e fevereiro. Como Brasília faz parte da região Centro-Oeste, o horário oficial de Brasília adianta uma hora no que diz respeito ao horário correto do fuso. Com isso, alguns estados que possuem diferença de uma hora em relação ao fuso oficial, essa diferença é ampliada para duas horas. 

 

O Fuso Horário com o Horário de Verão

Vamos fazer um novo exercício considerando o horário de verão.

 

Se pegarmos um voo de São Paulo (SP), no aeroporto de Congonhas, com destino a Manaus (AM), viajaremos cerca de cinco horas em conexão direta. Portanto, se o voo está marcado para decolar às oito horas da manhã, somando-se as cinco horas de voo, o horário de chegada seria às 13 horas. Entretanto, sabemos que há diferença de fuso horário que, normalmente, é de uma hora. Mas é horário de verão e Manaus não adota esse horário.; então, a diferença horária entre as duas localidades é ampliada para duas horas. Assim, o horário de chegada será às 11 horas, pois somamos as cinco horas de trajeto e diminuímos a diferença de fuso existente entre os dois locais.

 

Em Resumo

O fuso horário brasileiro é dividido em três: o fuso de Fernando de Noronha, o fuso oficial de Brasília e o fuso dos demais estados a oeste do Brasil, como Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e outros. Existe ainda, o horário de verão, que altera os fusos dos estados pertencentes às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, ocorrendo todos os anos entre outubro e fevereiro do ano seguinte.

Já é cadastrado? Faça o Login!