Texto: Dinâmica de Populações

Dinâmica de Populações

Populações biológicas são conjuntos de indivíduos de uma mesma espécie, que vivem temporariamente juntos em um mesmo hábitat. O tamanho de uma população é um balanço numérico momentâneo entre os nascimentos e imigrações, acrescentando indivíduos, e as mortes e emigrações, subtraindo. Quando os ganhos superam as perdas, a população cresce, por outro lado, quando as perdas são maiores, a população diminui.
 


Populações

Unidade biológica formada por um grupo de organismos da mesma espécie, que vivem em uma mesma área, estabelecendo uma interdependência com as demais populações que ali vivem. São necessários alguns conceitos para se entender a população e seu desenvolvimento. São eles:
 
 

Densidade (D)

A densidade de uma população é medida pelo número de indivíduos que vivem em uma determinada unidade de área:
 
 
 


Taxas de Natalidade e Mortalidade 

Indicam a proporção de novos indivíduos na população através de nascimento e da perda de indivíduos nesta população por razão da morte, respectivamente.
 
 

Taxas de Imigração e Emigração 

Quantidade de indivíduos que entram na população e que saem dela para outras áreas. Imigração é a chegada de indivíduos e emigração é a saída de indivíduos de uma população.
 
 

Equilíbrio Populacional

Uma população tende a crescer infinitamente determinada pelo seu potencial biótico, ou seja, sua capacidade de se proliferar através da reprodução, porém existe um conjunto de fatores influenciando esse crescimento, a que denominamos resistência do ambiente. À medida que a população atinge os limites de algum recurso disponível, ocorre um equilíbrio dinâmico  representado pela tendência de estabilidade de uma geração para a seguinte.
 
 
Gráfico “equilíbrio populacional”
 
 
Fatores bióticos e abióticos, como temperatura, clima, tipo de solo, competição, parasitismo, predatismo, desempenham um papel na regulação natural da abundância de uma determinada espécie. O estudo e o monitoramento do tamanho de populações naturais é uma atividade com variadas aplicações práticas, tais como nos programas de controle de pragas agrícolas, vetores de doenças e, mais recentemente, no manejo da biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção.
 
 

Em Resumo

Uma população é definida como o conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em um determinado lugar. Toda população terá um aumento do número de indivíduos se considerarmos apenas o seu potencial biótico (reprodutivo). Existem fatores que influenciam o crescimento populacional, tais como as taxas de natalidade e mortalidade, as imigrações e emigrações, e ao longo do tempo existe uma forte tendência ao equilíbrio, ou seja, uma estabilidade dinâmica no número de indivíduos.
Já é cadastrado? Faça o Login!