Texto: Leitura de Texto e Construção de sentido III: Tira e charge

Leitura de Texto e Construção de sentido III: Tira e charge

Como já vimos na unidade anterior, os gêneros textuais estão presentes em grande parte de nosso cotidiano, e neste capítulo nos atentaremos a um gênero que além de promover descontração, estimula a crítica e possui o objetivo principal de retratar o que acontece em seu dia a dia. Assim, com o estudo desses gêneros, você será capaz construir, cada vez mais, os possíveis sentidos no texto. Para tanto, verificaremos alguns conceitos que distinguem os dois gêneros em destaque nesta unidade. 

 

O que é a charge? 

A palavra charge é derivada da língua francesa “charger”, que, traduzida para o português, seria a expressão “carga”. Esse gênero é uma espécie de crônica humorística que possui a característica de estabelecer uma crítica a certa pessoa ou acontecimento; pode estimular o humor por meio do exagero. Contudo, esse gênero caracteriza-se por ser um texto verbal visual opinativo, ou seja, a construção de sentido vai além da simples leitura do código linguístico. Vejamos um exemplo de charge: 

 

 

Nessa charge, podemos identificar o quanto a globalização avança em nosso país, bem como o quão primordial é sua presença na vida das pessoas, principalmente no cotidiano dos adolescentes e também das crianças. A saber, podemos elencar como reflexão que essa charge suscita o fato de a era digital poder ser um fator positivo ou não para a juventude. 

 

Você Sabia 

A palavra passivo deriva do latim e possui a mesma raiz latina da palavra paixão, que em latim é passio, passionis, sendo que ambas as palavras paixão e passivo associam-se com a definição de sofrimento, padecimento. Dessa forma, a denominação de voz passiva é a ação sofrida pelo sujeito. 

 

O que são tiras humorísticas? 

A tira humorística é uma história baseada na sequência de imagens, desenhos ou figuras impressas. Nela, podem ser representados os diálogos entre os personagens da história, bem como seus mais variados sentimentos e também alguns de seus conflitos, estes que são expressos na forma de espaços delimitados, mais conhecidos como balões. As tiras humorísticas, ou apenas tirinhas, são uma forma artística que combina a imagem à literatura e leva para os leitores uma forma magnífica de comunicação e expressão.

 

Observem a tirinha abaixo e reflita sobre a temática abordada pela personagem Mafalda. 

 

 

Saiba Mais! 

As tiras humorísticas já existem há um bom tempo; sua origem foi no século XIX, mais precisamente em 1820, na França, onde chamadas “canções de cego” eram vendidas. Elas eram produzidas em várias edições, que continham diversos assuntos, desde os mais simples até os mais complexos e refinados. Em nosso país, quem se destacou na produção de tirinhas infantis foram os autores Maurício de Sousa, com as HQs da Turma da Mônica, e Ziraldo, com as aventuras do Menino Maluquinho, entre outros. 

 

Em resumo 

Saber diferenciar uma charge de uma tira humorística é de suma importância para estabelecer elos e traços distintivos entre os diversos gêneros textuais que os cercam. Contudo, o estudo de charges pode englobar diversos conceitos, assuntos e normas de conhecimento de mundo de vocês, alunos, assim como enriquecer o aprendizado para que este não seja leviano, mantenha-se e evolua de forma a respeitar as novas informações que são concebidas ao longo de sua escolarização. 

 
Já é cadastrado? Faça o Login!